Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/961303
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 3-Jul-2013
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: NASCIMENTO, W. M. O.
OLIVEIRA, M. S. P.
CARVALHO, J. E. U.
MÜLLER, C. H.
Informaçães Adicionais: WALNICE MARIA O DO NASCIMENTO, CPATU; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; JOSE EDMAR URANO DE CARVALHO, CPATU; CARLOS HANS MÜLLER, CPATU.
Título: Influência da posição de semeadura na germinação, vigor e crescimento de plântulas de bacabinha (Oenocarpus mapora Karsten - Arecaceae).
Edição: 2002
Fonte/Imprenta: Revista Brasileira de Sementes, Brasília, DF, v. 24, n. 1, p. 179-182, 2002.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Amazon fruit
Arecaceae
Bacabinha
Germinação
Germination
Native palm
Oenocarpus mapora
Palmeira
Palmito
Plântulas
Recalcitrant seed
Seedelings growth
Semente
Vigor
Conteúdo: A bacabinha (Oenocarpus mapora Karsten) é uma espécie de palmeira que cresce em touceiras de cinco a 12 indivíduos, nativa da Amazônia, podendo ainda ser encontrada em alguns países do norte da América do Sul e da América Central. Seu fruto é utilizado para fabricar refresco, sorvetes e cremes. Extraindo também, de seu estipe palmito, com excelentes características organolépticas e bom rendimento, devido a suas potencialidades essa espécie vem sendo estudada no sentido de domesticá-la. Com o objetivo de verificar o efeito da posição de semeadura na germinação, no vigor e no crescimento das plântulas, foi realizado o experimento, testando-se quatro posições de semeadura com três repetições em parcelas de 25 sementes, sendo instalado em delineamento inteiramente casualizado. Avaliou-se a percentagem, o tempo médio de germinação e o comprimento das plântulas. Os resultados indicaram que a germinação de sementes de bacabinha não foi afetada pela posição de semeadura, alcançando valores acima de 92%, porém, quando as sementes foram postas para germinar com o poro germinativo voltado para a superfície e com a rafe na posição horizontal e voltada para cima, as sementes germinaram em menor tempo. O desenvolvimento inicial das plântulas de bacabinha foi afetado pela posição de semeadura.
Ano de Publicação: 2002
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v24n1a26.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace