Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/961839
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 11-Jul-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ANDRADE, F. N.
ROCHA, M. de M.
GOMES, R. L. F.
SILVA, L. R. A. da
SILVA, K. J. D. e
FREIRE FILHO, F. R.
Informaçães Adicionais: FABRÍCIO NAPOLEÃO ANDRADE, UFPI; MAURISRAEL DE MOURA ROCHA, CPAMN; REGINA LÚCIA FERREIRA GOMES, UFPI; LÍGIA RENATA ALMEIDA DA SILVA, UENF; KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA, CPAMN; FRANCISCO RODRIGUES FREIRE FILHO, CPAMN.
Título: Variabilidade e correlações em linhagens de feijão-caupi de tegumento e cotilédone verdes avaliadas para feijão-verde.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 3., 2013, Recife. Feijão-Caupi como alternativa sustentável para os sistemas produtivos familiares e empresariais. Recife: IPA, 2013.
Idioma: pt_BR
Notas: CONAC 2012. Disponível em: http://www.conac2012.org/resumos/pdf/124d.pdf. Acesso em: 11 jul. 2013.
Palavras-chave: Vigna unguiculata
Associação entre caracteres
Seleção
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi estimar a variabilidade e as correlações entre caracteres agronômicos, nutricionais e culinários em 24 genótipos de feijão-caupi. O experimento foi conduzido no campo experimental da Embrapa Meio-Norte em Teresina, PI, no ano de 2009, sob condições irrigadas. Adotou-se o delineamento de blocos completos casualizados, com quatro repetições. Os caracteres avaliados foram os seguintes: número de dias para o inicio da floração (NDIF), comprimento de vagens verdes (CVV), número de grãos por vagem verde (NGVV), peso de cem grãos verdes (P100GV), produtividade de vagens verdes (PVV), produtividade de grãos verdes (PGV), índice de grãos verdes (IGV), tempo de cocção (TC), teor de proteína bruta (TPB), teor de ferro (TFe) e teor de zinco (TZn). Estimaram-se o coeficiente de variação genético; o coeficiente de determinação genotípico; os coeficientes de correlação fenotípica, genotípica e ambiental entre caracteres agronômicos, nutricionais e culinários. Maior variabilidade genética foi apresentada pelos caracteres TC (16,98%), FSGVF (12,45%) e PGV (10,36%). O CVV (91,49%), IGV (84,67%) e TZn (83,57%) exibiram o mais alto componente genético na expressão do caráter. Existe maior probabilidade de ganhos para a PGV por meio da seleção indireta dos caracteres PVV, IGV e TPB. É possível obter ganhos simultâneos para a PGV e precocidade, no grupo de genótipos avaliados.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
124d.pdf312,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace