Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/962535
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUSA, M. B. e
SILVA, K. J. D. e
ROCHA, M. de M.
NEVES, A. C. das
Additional Information: MASSAINE BANDEIRA E SOUSA, UFPI; KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA, CPAMN; MAURISRAEL DE MOURA ROCHA, CPAMN; ADAO CABRAL DAS NEVES, CPAMN.
Title: Estimativas de parâmetros genéticos em linhagens de feijão-caupi nos municípios de Balsas, MA e Primavera do Leste, MT.
Publisher: In: CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 3., 2013, Recife. Feijão-Caupi como alternativa sustentável para os sistemas produtivos familiares e empresariais. Recife: IPA, 2013.
Language: pt_BR
Notes: CONAC 2012. Disponível em: http://www.conac2012.org/resumos/pdf/132a.pdf. Acesso em: 22 jul. 2013.
Keywords: Variabilidade genética
Produtividade de grãos.
Description: Atualmente, o cultivo de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp) no Brasil se concentra nas regiões Norte e Nordeste ganhando expansão para a região Centro-Oeste, em consequência do desenvolvimento de cultivares com características que favorecem o cultivo mecanizado. O objetivo deste trabalho foi estimar parâmetros genéticos para a produtividade de grãos em linhagens de feijão-caupi avaliadas em dois ensaios preliminares instalados no município de Balsas, MA e em Primavera do Leste, MT, no ano agrícola de 2009. O teste F revelou que houve diferença significativa entre as linhagens avaliadas em Primavera do Leste. O coeficiente de variação entre os dois locais foi 22,42% e 26,57% para Primavera do Leste e Balsas, respectivamente. O coeficiente de variação genético apresentado para produtividade de grãos em Primavera do Leste (27,25 %) confirma que o caráter para este local mostrou maior variabilidade. A relação CVg/CVe mostra que a seleção em relação ao caráter produção de grãos é facilitada em Primavera do Leste. A análise de variância conjunta para produtividade de grãos entre os dois locais indica que não houve variabilidade genética entre as linhagens em relação aos dois locais experimentais, ou seja, elas não se comportaram diferentemente em relação às variações ambientais. As linhagens avaliadas em Primavera do Leste apresentaram maior variabilidade genética, facilitando a seleção para o caráter produtividade de grãos.
Thesagro: Vigna Unguiculata.
Data Created: 2013-07-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
132a.pdf181.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace