Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/963392
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 5-Ago-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ASSUNÇÃO, P. E. V.
WANDER, A. E.
CARDOSO, J. S.
Informaçães Adicionais: PAULO ETERNO VENÂNCIO ASSUNÇÃO, UFG; ALCIDO ELENOR WANDER, CNPAF; JORDÃO SILVA CARDOSO, FAFICH, GOIATUBA-GO.
Título: Custos e viabilidade econômica do sistema de produção de melancia no Sul do Estado de Goiás.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 51., 2013, Belém, PA. Novas fronteiras da agropecuária no Brasil e na Amazônia: desafios da sustentabilidade. Belém, PA: SOBER, 2013.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: A fruticultura tem apresentando um grande crescimento em relação à sua produção e comercialização. Dentre os frutos que mais recebem destaque está a melancia, que vem ganhando força tanto no mercado interno, quanto no mercado externo. A produção de melancia no Brasil é caracterizada por ser feita sob os moldes da agricultura familiar, sendo sua produção concentrada em pequenas propriedades. Como se trata de exploração que demanda gastos consideráveis e os produtores desse segmento dificilmente utilizam algum instrumento de gestão para medir a sua rentabilidade, procurou-se nesse estudo analisar o custo de produção e a rentabilidade da exploração da melancia cultivada na Região Sul do Estado de Goiás. Os dados foram levantados nas unidades agrícolas típicas de produção de melancia nos municípios goianos de Goiatuba e Morrinhos. Para a determinação da viabilidade econômica da atividade utilizou-se o método de orçamentação parcial. Os resultados indicaram que o segmento insumos é o que mais onera os custos operacionais da atividade, respondendo por 48,61% dos custos de produção. A análise de viabilidade econômica revelou que a exploração da melancia na região apresenta resultados economicamente satisfatórios em diversos índices de eficiência econômica. A relação benefício/custo da produção foi de 1,39, o ponto de nivelamento correspondeu à produção de 19.430 kg/ha e a margem de segurança encontrada foi de -0,28.
Thesagro: Melancia
Custo
Sistema de produção
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOBERAlcido.pdf442,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace