Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/963438
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 6-Ago-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: LIMA, E. D. P. de A.
SOUZA, M. P. de
SILVA, J. J. da
NASCIMENTO, B. M. S. do
SILVA, K. J. D. e.
Informaçães Adicionais: ELIZA DOROTEA POZZOBON DE ALBUQUERQUE LIMA, FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA; MAYHARA PIRES DE SOUZA, FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA; JOSÉLIA JOANA DA SILVA, FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA; BÁRBARA MELO SANTOS DO NASCIMENTO, FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA; KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA, CPAMN.
Título: Aceitabilidade de dez cultivares e uma linhagem de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp) crus e processados.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 3., 2013, Recife. Feijão-Caupi como alternativa sustentável para os sistemas produtivos familiares e empresariais. Recife: IPA, 2013.
Idioma: pt_BR
Notas: CONAC 2012. Disponível em: http://www.conac2012.org/resumos/pdf/195a.pdf. Acesso em: 06 ago. 2013.
Palavras-chave: Feijão-caupi
Avaliação sensorial.
Conteúdo: Este trabalho teve como objetivo avaliar sensorialmente onze cultivares de feijões-caupi (BRS Aracê; BRS Cauamé; BRS Guariba; BRS Itaim; BRS Juruá; BRS Novaera; BRS Potengi; BRS Tracuateua; BRS Tumucumaque; BRS Xiquexique e uma linhagem MNCO5?828C- 3-15) crus e processados. Os grãos crus foram apresentados em sacos de polietileno e os grãos processados tipo conserva em frascos de vidro e avaliados quanto aos atributos cor do grão, cor do anel do hilo, tamanho, formato, aceitação global e intenção de compra. Para feijões crus, os avaliadores preferiram os grãos de cor branca, pois apesar de apresentarem diferenças significativas a cultivar BRS Potengi, mostrou média que em termos práticos acarretou em maior aceitação dos provadores, confirmado pela intenção de compra. Nos feijões processados constatou-se que com relação às características da cor do grão, aceitação global e intenção de compra o tratamento BRS Tracuateua apresentou p<0,05; com relação ao formato e o tamanho as amostras significativas foram, respectivamente, BRS Aracê e BRS Juruá. No entanto, a cor do anel do hilo para as cultivares analisadas não houve diferença significativa. De acordo com os resultados obtidos pode-se verificar que os feijões crus obtiveram maior preferência dos avaliadores para os feijões de cor branca, porém, nos processados essa aceitação incluiu os grãos verdes, confirmando potencial mercado para estes grãos.
Thesagro: Variedade.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
195a.pdf305,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace