Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/964335
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: VELOSO, C. A. C.
SILVA, A. R.
MARTINEZ, G. B.
EL-HUSNY, J. C.
CARVALHO, E. J. M.
Additional Information: CARLOS ALBERTO COSTA VELOSO, CPATU; ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU; GLADYS BEATRIZ MARTINEZ, CPATU; JAMIL CHAAR EL HUSNY, CPATU; EDUARDO JORGE MAKLOUF CARVALHO, CPATU.
Title: Adubação fosfatada e potássica para a cultura do feijão-caupi no Nordeste Paraense.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 34., 2013, Florianópolis. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Feijão-caupi.
Description: Objetivou-se verificar em condições de campo os efeitos isolados e combinados da adubação com fósforo e potássio na produção de grãos de feijão-caupi. O experimento foi conduzido no campo experimental da Embrapa Amazônia Oriental, no município de Bragança, PA. Foi usada a cultivar BR3 Tracuateua como planta indicadora, com espaçamento de 45 cm entre fileiras, com a densidade de 5 sementes/metro linear, num delineamento de blocos ao acaso, com os tratamentos dispostos num esquema fatorial 4 x 4, com quatro repetições, correspondendo a doses de fósforo (0, 40, 80, 120 kg ha-1 de P2O5), na forma de superfosfato triplo, e quatro doses de potássio (0,35, 70, 105 kg ha-1 de K2O), na forma de cloreto de potássio. A calagem foi realizada para elevação da saturação por bases a 60%, sendo realizada com 60 dias de antecedência do plantio. A adubação fosfatada foi realizada de uma única vez no sulco de plantio. A adubação potássica foi parcelada em duas vezes, 1/3 no plantio, 2/3 em cobertura na época do florescimento, de acordo com os tratamentos. Foi avaliada a produtividade, peso de 100 grãos, comprimento de vagem, número de vagens, número de grãos por vagem, peso de grãos por vagem a 13% de umidade. A aplicação anual de 80 kg.ha-1 de P2O5 e 70 kg.ha-1 de K2O foi suficiente para atender à demanda da cultura do feijão-caupi e manter os teores de fósforo e potássio no solo próximo do nível crítico.
Thesagro: Fósforo
Potássio
Vigna Unguiculata.
Data Created: 2013-08-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ResumoCBCS20133.pdf87,56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace