Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/964395
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 20-Ago-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ANJOS, J. S. dos
MARTINS FILHO, A. P.
ROCHA, V. W. P.
SANTOS, L .A. dos
FREITAS, L. de S.
CARVALHO, E. J. M.
Informaçães Adicionais: Jamille Santana dos Anjos, GRADUANDA UFRA; Argemiro Pereira Martins Filho, GRADUANDO UFRA; Vicente Wesley Paiva Rocha, GRADUANDO UFRA; Leidy Alves dos Santos, UFRA; Luís de Souza Freitas, UFRA; EDUARDO JORGE MAKLOUF CARVALHO, CPATU.
Título: Saturação por base sob diferentes sistemas de manejo do solo no Município de Redenção-PA.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 34., 2013, Florianópolis. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Conservação do solo
Plantio direto
Acidez do solo
Conteúdo: A saturação por base é um importante índice de acidez do solo para estabelecer dosagens adequadas de calcário para as principais culturas anuais e estratégias de manejo para a produção agrícola, mostra ser uma excelente ferramenta na busca por produtividade com boa relação de custo/beneficio (Fageira, 2001). Em vista disso este trabalho teve por objetivo avaliar os sistemas de manejo do solo sob os teores presente na saturação por bases no município de Redenção-PA. A área implantada o experimento teve aproximadamente 15 ha caracterizada como área de ?cerrado?. O experimento foi conduzido nos anos agrícolas 2001 á 2004. Foram coletadas amostras em duas profundidades: 0-5 e 5-10cm. Com os valores obtidos de CTC e soma de bases as análises foram submetidas a operações matemáticas para obtenção da saturação por bases (V%). Na camada 0-5 cm, o monocultivo de milho no ano 2003 (41,00%) diminuiu os valores de saturação por bases, igualando-se ano 2004 (42,00%). O plantio direto apresentou maiores valores médios de saturação por bases no ano 2004 (70,00%), diferindo dos anos anteriores. Maiores valores de (V) ocorre com o não revolvimento da camada superficial no SPD, leva a acumulação de vários nutrientes, próximo à superfície, e esta concentração é maior à medida que diminuem as perdas de nutrientes no solo, pelo tempo de utilização do uso da terra em sistemas conservacionistas como o plantio direto. O sistema de manejo plantio direto proporcionou aumento nos teores de saturação de bases ao longo dos quatro anos agrícolas, em comparação aos monocultivos.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ResumoCBCS20136.pdf247,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace