Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/964437
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: UCKER, F. E.
CAMPOS, A. B. de
HERNANI, L. C.
SANTOS, F. C. V. dos
MELO, A. da S.
Additional Information: Fernando Ernesto Ucker, UFG; Alfredo Borges de Campos, UNICAMP; LUIS CARLOS HERNANI, CNPS; Felipe Corrêa Veloso dos Santos, UFG; ADOILDO DA SILVA MELO, CNPS.
Title: Fósforo disponível em perfis de solos frágeis sob cultivo de cana-de-açúcar na região de mineiros - GO.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO SOLO, 34., 2013. Florianópolis. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Neossolo Quartzarênico
Nutrientes
Disponibilidade.
Description: Neste trabalho efeitos do manejo tradicional da cultura de cana-de-açúcar foram comparados com área de vegetação nativa (Cerrado), no município de Mineiros ? GO, região em expansão dessa cultura, quanto ao teor de fósforo disponível de perfis de Solos Frágeis. Estes solos, por suas características intrínsecas e ou posição na paisagem, têm baixa resiliência e elevada suscetibilidade à degradação física, química e biológica quando submetidos à ação antrópica, exigindo estratégias especiais para o seu manejo sustentável. Neste experimento foram utilizadas, como tratamentos, áreas adjacentes, sendo duas com os solos Latossolo de textura média e Neossolo Quartzarênico, com cultivo de cana-de-açúcar e uma, de Neossolo Quartzarênico com fitofisionomia de Cerrado (testemunha). Amostras de solo foram coletadas em transecto, com 10 pontos georreferenciados e equidistantes entre si, ao longo do comprimento de rampa, em cada tratamento. Amostras compostas foram retiradas das camadas 0-20, 20-40, 40-60, 100-120 e 160-180 cm, em cada ponto, e avaliadas quanto ao teor de fósforo disponível (Mehlich-I). Os dados foram estatisticamente tratados como um delineamento de blocos casualizados, sendo 10 blocos e uma repetição por bloco, utilizando-se para comparar médias, o teste Tukey (p<0,05). Os resultados obtidos mostraram ocorrência do fenômeno de transporte do fósforo disponível para a camada 20-40 cm do Neossolo Quartzarênico sob cultivo de cana-de-açúcar. A adubação com fósforo nessas condições de solo, planta e manejo requer maiores estudos no sentido de aumentar a eficiência agronômica e evitar qualquer risco de contaminação de águas superficiais e sub-superficiais.
Thesagro: Latossolo
Transporte.
Year: 2013-08-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UckeretalCBCS2013final.pdf124,01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace