Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/965310
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 2-Set-2013
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: SILVA, E. A.
GOMES, J. B. V.
ARAUJO FILHO, J. C. de
SILVA, C. A.
CARVALHO, S. A. de
CURI, N.
Informaçães Adicionais: Elen Alvarenga Silva, UFLA; JOAO BOSCO VASCONCELLOS GOMES, CNPF; JOSE COELHO DE ARAUJO FILHO, CNPS; Carlos Alberto Silva, UFLA; Samara Andrade de Carvalho, UFLA; Nilton Curi, UFLA.
Título: Podzolização em solos de áreas em solos de áreas de depressão de topo dos tabuleiros costeiros do nordeste brasileiro.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, MG, v. 37, n. 1, p. 11-24, jan./fev. 2013.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Posição na paisagem
Solos arenoquartzosos
Carbono orgânico.
Conteúdo: Os solos associados às depressões de topo dos Tabuleiros Costeiros são diferenciados sob vários aspectos ainda pouco estudados no Brasil. Geralmente, àmedida que se aproxima dessas depressões, nota-se que a textura dos solos é mais arenosa e o hidromorfismo, mais acentuado, sendo comum a ocorrência de Espodossolos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi realizar diferentes extrações de Fe, Al, Si e C orgânico com o intuito de compreender o processo de podzolização em solos associados às depressões de topo dos Tabuleiros Costeiros do Nordeste brasileiro. Foram descritos perfis e coletadas amostras de solo em quatro áreas: Coruripe, AL; Neópolis, SE; Acajutiba, BA; e Nova Viçosa, BA. Nas amostras, determinou-se o teor de Fe, Al e Si pelos extratores ditionito-citrato- bicarbonato de sódio, oxalato de amônio e pirofosfato de sódio e realizou-se o fracionamento químico da matéria orgânica do solo. Os aumentos nos teores de C orgânico e de Fe e Al pelos diferentes extratores nos horizontes iluviais (de acúmulo) de cada solo, relativamente aos horizontes eluviais (de perda), refletiram a morfologia de campo e reforçaram a importância do processo de podzolização nos solos estudados. Complexos Al-húmus dominam inteiramente a matriz dos horizontes iluviais associados ao hidromorfismo, enquanto naqueles sem hidromorfismo a influência das diferentes formas de Fe é variável. O perfil de Espodossolo Ferrihumilúvico é o único, dos quatro estudados, que possui horizontes espódicos com subscrito "s" e, portanto, onde os teores de Fe extraídos refletiram-se diferencialmente na morfologia.
Thesagro: Translocação.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v37n1a02.pdf251,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace