Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/965388
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 2-Set-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CESÁRIO, F. V.
FREITAS, T. B. de
BALIEIRO, F. de C.
Informaçães Adicionais: Fernando Vieira Cesário, Parte de atividade do projeto DINARIO-EMBRAPA e da dissertação de mestrado do autor; Tarcísio Batista de Freitas, Pontifícia Universidade Católica; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS.
Título: Material orgânico de superfície em solos florestais sob diferentes paisagens da Mata Atlântica.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO SOLO, 34., 2013. Florianópolis. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013.
Páginas: 4 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Formas de Humus
Ciclagem de nutrientes.
Conteúdo: O bioma Mata Atlântica é considerado um ?hotspot? por conter uma alta diversidade de espécies e um alto grau de endemismo. Além de abrigar grande parte da população brasileira, este bioma encontra-se altamente fragmentado e é considerado um bioma estratégico para a conservação. Nesse sentido, a utilização de ferramentas simples para a avaliação dos processos geobioquímicos, como a serapilheira (Formas de Humus) parecem interessantes. Portanto, o trabalho tem como alvo avaliar e quantificar as Formas de Humus em gradiente altitudinal. Para esse fim, foram escolhidos 3 municípios da paisagem da Mata Atlântica em diferentes altitudes, e avaliados o material orgânico de superfície de dois sistemas (Natural e Plantios de Eucalipto) em cada município. Os resultados mostram uma clara diferença entre os estoques da serapilheira com a altitude, sendo entre os sistemas naturais, os do município de Friburgo com os maiores estoques. Mudanças nos estoques de serapilheira, como quantidade de galhos, dos plantios de Eucalipto parecem responder positivamente a estrutura e a idade dos sistemas. Os resultados também mostram associações positivas entre quantidade de material fresco e quantidade de raízes finas. Por fim, o estudo com serapilheira, a luz das Formas de Humus, pode ajudar a diagnosticar e classificar sistemas.
Thesagro: Serapilheira.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
materialorganico.pdf206,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace