Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/965394
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 2-Set-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SATIRO, L. S.
ALTOÉ, A.
STAUFFER, E.
ANDRADE, F. de V.
DONAGEMMA, G. K.
Informaçães Adicionais: Lucas Santos Satiro, UFES; Arieli Altoé, UFES; Eduardo Stauffer, UFES; Felipe de Vaz Andrade, UFES; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS.
Título: Óxido de Magnésio e Gesso Agrícola na forma de fertilizante granulado e a nutrição do cafeeiro (Coffea canephora).
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO SOLO, 34., 2013. Florianópolis. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013.
Páginas: 4 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Fertilizantes
Magnésio
Cálcio
Conteúdo: Para atender a demanda de cálcio e magnésio do cafeeiro, a fonte mais utilizada ainda é o calcário, o que se justifica técnica e economicamente na implantação das lavouras, mas não nas adubações de manutenção, entretanto há necessidade do desenvolvimento de fertilizantes que sejam fontes economicamente viáveis de cálcio e magnésio para adubações de reposição anual. Este trabalho teve por objetivo avaliar a influência da aplicação de óxido de magnésio associado ao gesso e a micronutrientes na forma de fertilizante granulado sobre os teores de cálcio e magnésio no solo, e nas folhas do café conilon em experimento conduzido em casa de vegetação. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com 3 repetições, distribuídos em um esquema de parcelas subdivididas no tempo, sendo as parcelas principais compostas por 6 tratamentos (controle sem adubação; NPK; NPK + gesso agrícola; NPK + óxido de magnésio; NPK + gesso/MgO (70/30); NPK + gesso/MgO (70/30) + Zn + B); e as subparcelas compostas por 9 períodos de amostragem. Os resultados mostram teores superiores de cálcio e magnésio no solo para os tratamentos com aplicação de gesso agrícola, granulados gesso/MgO (70/30) e gesso/MgO (70/30) + Zn + B, respectivamente. A aplicação de gesso agrícola também promove maiores conteúdos de cálcio nas folhas. O tratamento com granulado gesso/MgO (70/30) promove maiores conteúdos de Mg nas folhas.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
oxidodemagnesio.pdf214,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace