Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/967194
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 26-Set-2013
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: DONATO, S. L. R.
COELHO, E. F.
MARQUES, P. R. R.
ARANTES, A. de M.
SANTOS, M. R. dos
OLIVEIRA, P. M. de
Informaçães Adicionais: SÉRGIO LUIZ RODRIGUES DONATO, IF Baiano; EUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF; PEDRO RICARDO ROCHA MARQUES, IF Baiano; ALESSANDRO DE MAGALHÃES ARANTES, IF Baiano; MARCELO ROCHA DOS SANTOS, IF Baiano; POLYANNA MARA DE OLIVEIRA, Epamig.
Título: Ecofisiologia e eficiência de uso da água em bananeira
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO INTERNACIONAL ACORBAT, 20., 2013, Fortaleza. Acorbat: 40 anos compartilhando ciência e tecnologia. Fortaleza: Instituto Frutal: Acorbat Internacional, 2013.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: A bananeira é cultivada em diferentes áreas semiáridas do mundo com uso da irrigação. Nesses ambientes o manejo da irrigação deve, priorizar a precisão, o que demanda conhecer a produção e a eficiência de uso da agua em condições específicas. A eficiência de uso de água (EUA) pode ser expressa: para a folha, razão entre carbono fixado e água transpirada; para a planta, razão entre massa seca produzida e lâmina de água transpirada; econômica, razão entre produção de massa fresca e água transpirada. A otimização da EUA requer atuação no manejo da cultura, no uso racional da água e de genótipos mais eficientes no uso da água e irrigação com déficit. O conhecimento das zonas com maiores densidades de comprimento radicular e extração de água em sistemas de irrigação com maior eficiência de aplicação, gotejamento e microaspersão, indica o local para monitorar água do solo, aplicar fertilizantes e incrementar a produtividade. A deposição da palhada sobre o solo, diminui a evaporação, minimiza a compactação, melhora os atributos físicos, químicos e biológicos do solo e a EUA. O cultivo tem alta demanda e impacta os recursos hídricos em áreas semiáridas. O uso de cultivares mais tolerantes a déficit hídrico do solo, é mais aceitável do ponto de vista ambiental e parece ser factível para híbridos (AAAB), que podem ser submetidos a estratégias de irrigação com déficit controlado e lateralmente alternada, com aumento da EUA. O aumento da temperatura foliar reduz a EUA, mesmo com lâminas de irrigação adequadas. Em cultivos de bananeira em regiões semiáridas, onde as temperaturas elevadas limitam a produção, todas as práticas de planejamento, manejo de irrigação e do cultivo devem ser orientadas para otimizar o fluxo difusivo, a ciclagem de nutrientes no solo, favorecer a refrigeração da planta e aumentar a eficiência de uso da água.
Thesagro: Banana
Irrigação
Fisiologia vegetal
NAL Thesaurus: Musa
Irrigation
Water stress
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ECOFISIOLOGIAEEFICIENCIADEUSO.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace