Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/967948
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MENEZES, F. J. de S.
SILVA NETA, C. R. da
SILVA, A. P. da
SILVA, P. T. de S. e
MENDES, A. M. S.
Additional Information: FLÁVIA JUSSARA DE SANTANA MENEZES, Mestranda da UNIVASF; CAROLINA RODRIGUES DA SILVA NETA, Estudante de Química, IF-Sertão, Estagiária da Embrapa Semiárido; AOLIABE PEDRO DA SILVA, Estudante de Química, IF-Sertão, Estagiário da Embrapa Semiárido; PAULA TEREZA DE SOUZA E SILVA, CPATSA; ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA.
Title: Avaliação da concentração dos metais pesados na água do Lago de Sobradinho-BA.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL, 27., 2013, Goiânia. Saneamento, ambiente e sociedade: entre a gestão, a política e a tecnologia. Rio de Janeiro: ABES, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Lago de Sobradinho
Elementos traço
Entorno
Natural resource.
Description: Com a utilização intensiva de agroquímicos, nos solos de áreas cultivadas pode aumentar o teor de metais pesados disponíveis às plantas e a subsequente contaminação da cadeia trófica. Além disso, quando esses teores atingem a capacidade máxima de adsorção dos solos, pode haver migração desses elementos para os corpos d?água. Propôs-se, no presente trabalho, avaliar a qualidade da água do Lago de Sobradinho quanto à presença de metais pesados nas regiões de maior influência das atividades agrícolas. Para isso, foram selecionados 26 pontos de coleta localizados nos municípios de Sobradinho, Remanso, Sento Sé e Casa Nova, sendo estes selecionados, em função da intensidade e tempo de uso do solo com atividades agrícola. A coleta foi realizada em março e maio de 2012, período de menor evaporação liquida e maior cota do Lago e de metade da evaporação líquida máxima. As coletas das amostras de água foram realizadas manualmente, sendo cada amostra era composta por três alíquotas do mesmo ponto de coleta. Foram determinados os metais pesados (Cd, Pb, Cr, Ni, Zn, Cu, Fe e Mn) por meio de uma digestão ácida com ácido nítrico e os teores dos metais nos extratos determinados por espectrofotometria de absorção atômica (EAA). As amostras apresentam teores totais Zn, Cu e Pb abaixo do limite estabelecido pela legislação brasileira e acima para Fe e Cd em todos os municípios e em ambas as épocas de amostragem. O Ni e o Cr apresentaram teores acima do valor estabelecido na legislação em pelo menos um ponto de coleta. O aumento da concentração dos elementos na segunda época tende a se relacionar com o carreamento do solo pra dentro do Lago na época chuvosa. A presença de metais pesados que conhecidamente estão presentes em alguns fertilizantes e agrotóxicos normalmente utilizados na atividade agrícola da região, são indicativo da influencia desta na qualidade ambiental da água do Lago de Sobradinho.
Thesagro: Recurso natural
Solo
Água
Agricultura
Contaminação
Metal Pesado.
NAL Thesaurus: Soil.
Data Created: 2013-10-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PaulaTereza2.pdf254,59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace