Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/967985
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: VILHENA, E. A.
FERRACINI, V. L.
QUEIROZ, S. C. do N. de
JONSSON, C. M.
ASSALIN, M. R.
Additional Information: ÉDER A. VILHENA, FAJ; VERA LUCIA FERRACINI, CNPMA; SONIA CLAUDIA DO N DE QUEIROZ, CNPMA; CLAUDIO MARTIN JONSSON, CNPMA; MARCIA REGINA ASSALIN, CNPMA.
Title: Análise e validação de metodologia para determinação de ametrina, diuron, hexazinona e tebutiuron em filé de tilápia.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 7., 2013, Campinas. Anais... Campinas: ITAL, 2013. 1 CD ROM. Nº 13415.
Pages: 7 p.
Language: pt_BR
Keywords: QuEChERS.
Description: Resumo: Embora os herbicidas sejam amplamente utilizados nas atividades agrícolas, o impacto desta utilização sobre a qualidade das águas é pouco conhecido e tem sido alvo de estudos em todo o mundo, sendo que efeitos mutagênicos e genotóxicos já foram observados em peixes expostos a herbicidas. Para se avaliar a toxicidade das misturas dos herbicidas tebutiuron, ametrina e do produto comercial Velpar K (diuron e hexazinone), amplamente empregados na cultura canavieira, foi necessário desenvolver e validar um método analítico capaz de detectar e quantificar a presença destes herbicidas em tilápia. A extração dos analitos foi realizada por meio do método QuECHERS (Quick, Easy, Cheap, Effective, Rugged and Safe) modificado, seguido de uma etapa de clean-up denominada extração em fase sólida dispersiva (D-SPE). As separações cromatográficas foram realizadas utilizando-se um sistema LC-MSMS, dotado de uma fonte de eletronebulização tipo electrospray, modo de ionização positivo, e analisador tipo triploquadrupolo (QqQ). As curvas analíticas obtidas para todos os compostos estudados apresentaram coeficiente de correlação linear (r2) maiores ou iguais a 0,99, limite de quantificação (LOQ) igual a 0,00125 ?g g-1 e exatidão entre 70 e 120 %.
Thesagro: Tilápia
Espectrometria
Análise química
Herbicida
NAL Thesaurus: Tebuthiuron
Diuron
Ametryn
Hexazinone
herbicides
mass spectrometry
tilapia (common name).
Data Created: 2013-10-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013AA32.pdf60,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace