Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/968452
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LOIOLA, C. M.
RAMOS, S. R. R.
ARAGAO, W. M.
NUNNES, A. de O.
NUNES, G. H. de S.
Additional Information: SEMIRAMIS RABELO RAMALHO RAMOS, CPATC.
Title: Divergência genética entre indivíduos da população de coqueiro-gigante-do-Brasil-da-Praia-do-Forte do Banco Internacional de Coco para a América Latina e Caribe.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 7., 2013, Uberlândia. Variedade melhorada: a força da nossa agricultura: anais. Viçosa, MG: SBMP, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Coqueiro gigante
Genética de planta
Coconut.
Description: Cruzamentos entre genótipos diferentes são sugeridos como forma de se obter combinações gênicas favoráveis. O conhecimento da variabilidade genética através da caracterização pode auxiliar na identificação de genitores divergentes. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a divergência genética entre os indivíduos da população de coqueiro-gigante-do-Brasil-da-Praia-do-Forte do Banco Internacional de Coco para a América Latina e Caribe (ICG-LAC), implantados na Embrapa Tabuleiros Costeiros. Foram analisados 150 indivíduos, utilizando quatro descritores quantitativos: número de frutos (NFr), número de cachos (NC), número de flores femininas (NFF) e número de inflorescências (NINF). A divergência genética foi calculada através da distância Euclidiana média e análise por Componentes Principais. Os indivíduos foram agrupados utilizando o método UPGMA. Foi detectada uma baixa diversidade genética dentro da população. Os números de frutos e de flores femininas foram às características que mais contribuíram para a divergência genética. E os indivíduos 104, 83 e 24 apresentaram-se como os mais divergentes em relação aos demais. A técnica UPGMA foi eficiente no agrupamento dos indivíduos, permitindo a formação de três grupos. As técnicas multivariadas utilizadas foram concordantes na estimativa da divergência existente entre os indivíduos.
Thesagro: Coco.
Data Created: 2013-10-14
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
divergenciageneticacoqueirobag.pdf338,99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace