Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/969530
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 28-Out-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BRANDÃO, S. da S.
GIONGO, V.
SANTAN, M. da S.
MENDES, A. M. S.
PETRERE, C.
Informaçães Adicionais: SHEILA DA SILVA BRANDÃO; VANDERLISE GIONGO, CPATSA; MÔNICA DA SILVA SANTANA; ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA; CIRO PETRERE.
Título: Efeito da adubação verde nos teores de matéria orgânica e fósforo em Vertissolo cultivado com meloeiro irrigado no Semiárido.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO NORDESTINA DE CIÊNCIA DO SOLO, 1., 2013, Areia. Soluções de desafios para o uso sustentável dos solos da região Nordeste. Areia: PPGCS: UFPB-CCA: SBCS, 2013.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Adubação orgânica
Melon.
Conteúdo: O uso dos coquetéis vegetais se tornou uma prática viável de manejo de solo no Semiárido tendo como benefícios acúmulo de matéria orgânica e ciclagem de nutrientes. Assim, este trabalho tem como objetivo monitorar as alterações nos teores de MO e P após o segundo ano de cultivo do melão em sucessão a coquetéis vegetais e vegetação espontânea com e sem revolvimento do solo. O experimento foi instalado em área de agricultor, localizado no Projeto Mandacaru, Juazeiro-BA, em março de 2011. O solo do local é classificado como Vertissolo Haplico Ortico salino. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com três sistemas de culturas intercalares (sem coquetel vegetal, coquetel vegetal 1 e coquetel vegetal 2) e dois sistemas de preparo (com revolvimento e sem revolvimento). Após a colheita foi realizada a amostragem do solo nas profundidades 0-20 e 20-40 cm. Foram determinados os teores de MO e P. Dois ciclos de coquetéis vegetais e o revolvimento do solo não alteram significativamente o teor de matéria orgânica e fosforo quando comparados a presença de vegetação espontânea.
Thesagro: Melão
Irrigação
Cucumis Melo.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanderlise.pdf239,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace