Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/970306
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 4-Nov-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: RIBEIRO, F. N. S.
LAMEIRA, O. A.
PORTAL, R. K. V. P.
ASSIS, R. M. A. de.
Informaçães Adicionais: Fernanda Naiara Santos Ribeiro, BOLSISTA CPATU; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Ruanny Karen Vidal Pantoja Portal, BOLSISTA CPATU; Rafael Marlon Alves de Assis, BOLSISTA CPATU.
Título: Efeito da poda drástica em ramos de jaborandi (Pilocarpus microphyllus Stapf.).
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 17.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 1., 2013, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2013. 1 CD-ROM. PIBIC 2013.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Jaborandi
Banco de germoplasma
Pilocarpina
Poda
Conteúdo: Entre as plantas que possuem efeito medicinal comprovado, encontra-se o jaborandi (Pilocarpus microphyllus Stapf), pertencente à família das Rutáceas, gênero Pilocarpus, sendo uma planta largamente usada na indústria farmacêutica. Por apresentar essa característica, e o extrativismo desordenado, o jaborandi passou a ser considerada uma planta obrigatória em programas de conservação. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da poda drástica com cortes nas direções leste e oeste, em ramos de jaborandi, visando à maior produção de folhas. O acesso utilizado foi o Merck, cultivado à pleno sol. A colheita das folhas foi realizada através da poda drástica, com cortes nas direções leste e oeste, segundo a disposição da planta na área plantada. As plantas foram avaliadas a cada 10 dias no período de fevereiro a outubro de 2012, e determinados o número total de brotações, número total de folhas por brotações, comprimento e número de folhas da maior brotação. Não houve diferença significativa entre as direções Leste e Oeste para os parâmetros avaliados dentro do período de avaliação. Numericamente obteve-se uma média de 3 brotações para ambas as direções, número médio total de folhas de 53,25 para a direção Leste, 12 folhas para número de folhas da maior brotação em ambas direções e 22 cm de comprimento para o comprimento da maior brotação na direção Leste.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo17.pdf49,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace