Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/970337
Title: Estabelecimento e indução de brotos via meristema da cultivar Kuthiravally de pimenta-do-reino.
Authors: CARDOSO, K. P. S.
LEMOS, O. F. de
AMORIM, A. M. T.
Affiliation: Kerolém Prícila Sousa Cardoso, GRADUANDA UFRA; ORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATU; Andredy Murilo Trindade Amorim, GRADUANDO UFRA.
Date Issued: 2013
Citation: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 17.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 1., 2013, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2013. 1 CD-ROM. PIBIC 2013.
Description: São de suma importância os estudos realizados in vitro para multiplicar e propagar genótipos de pimenta-do-reino resistentes a doenças e a utilização de cultivares possibilitou o aumento da produtividade aos pipericultores. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar o estabelecimento de plântulas da cultivar Kuthiravally via meristema, a fim de disponibilizar mudas vigorosas e com alta produtividade ao produtor. Para a obtenção dos brotos foi preparado o meio nutritivo MS (Murashige & Skoop) para a diferenciação in vitro, com sacarose a 3% e 0,5 mg.L-1 de BAP (Benzilaminopurina). A contagem dos números de gemas/brotos foi estipulada quando os explantes foram inoculados em meio de enraizamento suplementado com 0,05 de ANA (Ácido naftalenacético). Em média foram obtidos cerca de 14,77 gemas por frasco, permitindo uma multiplicação aceitável para produção de mudas. O enraizamento foi realizado, porém ainda está sob análise.
Thesagro: Produtividade.
Keywords: Multiplicação
Pimenta-do-reino
Piper nigrum L.
Language: pt_BR
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Resumo27.pdf32,81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace