Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/970382
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ALMEIDA, O. F. de
ALVES, R. M.
BARBOSA, J. N. do N.
FERNANDES, J. R. Q.
Additional Information: Odimar Ferreira de Almeida, BOLSISTA PIBIC; RAFAEL MOYSES ALVES, CPATU; Jéssica Natalia do Nascimento Barbosa, ESTAGIÁRIA CPATU; JOSE RAIMUNDO QUADROS FERNANDES, CPATU.
Title: Análises de desenvolvimento vegetativo e produção de clones de cupuaçuzeiro em dois ambientes no município de Tomé Açu, Pará.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 17.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 1., 2013, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2013. 1 CD-ROM. PIBIC 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Clones resistentes
Cupuaçuzeiro
Produção de frutos
Description: O trabalho teve por objetivo avaliar genótipos de cupuaçuzeiro promissores para o programa de melhoramento genético, identificando materiais produtivos e resistentes à principal doença da cultura, para atender produtores rurais e a indústria beneficiadora de polpa dessa fruteira. Os experimentos foram conduzidos no período de 2005 a 2012. Foi analisado o desenvolvimento vegetativo nos três primeiros anos, a produção de frutos por safra de vinte e um clones de cupuaçuzeiro, e a resistência à vassoura de bruxa. Observou-se que, nos dois ambientes testados, o destaque foi clone 7, com média de produção nas cinco safras de 21,9 frutos/planta no primeiro ambiente (Fazenda do Sr. Elias Covre) e 14,4 frutos/planta no segundo ambiente (Fazenda do Sr. Konagano), superando os demais clones de ambos locais. Durante as avaliações de incidência da doença Moniliophthora perniciosa, uma planta de cada um dos clones: 3 17 e 21 apresentaram ocorrência de sintomas dessa doença, todas com taxas de infecção baixas. O ambiente 1 e ambiente 2 mostraram-se estatisticamente similares quanto à produção.
Data Created: 2013-11-05
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Resumo38.pdf43,64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace