Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971068
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 13-Nov-2013
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: SILVA, M. F. da
GURGEL, E. S. C.
SOUZA FILHO, A. P. da S.
CARMO, M. de N. L. do
Informaçães Adicionais: MÔNICA FALCÃO DA SILVA, MPEG; ELY SIMONE CAJUEIRO GURGEL, MPEG; ANTONIO PEDRO DA SILVA SOUZA FILHO, CPATU; MARIA DE NAZARÉ LIMA DO CARMO, MPEG.
Título: Leguminosas invasoras de áreas cultivadas no nordeste do Pará, Brasil.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi, Ciências Naturais, Belém, PA, v. 8, n. 1, p. 63-74, jan./abr. 2013.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Planta daninha
Planta invasora
Pará.
Conteúdo: Plantas invasoras são aquelas que vegetam em locais onde sua presença não é desejada, por provocarem inúmeros efeitos diretos e indiretos nas atividades agropecuárias do homem, mas que podem desempenhar funções ecológicas importantes. Os trabalhos taxonômicos com Leguminosae invasora na Amazônia precisam ser incrementados, e a carência de literatura especializada dificulta a identificação desses vegetais no elenco de plantas invasoras das áreas cultivadas. O trabalho tem como objetivo estabelecer chave de identificação para as espécies de Leguminosae invasoras de cultivos, no município de Terra Alta e região metropolitana de Belém, nordeste do Pará, Brasil, coletando todas as espécies presentes nas áreas. Durante as coletas, foram encontradas dez espécies, agrupadas em oito gêneros. Destes, os mais representativos foram Mimosa L. e Stylosanthes Sw., com duas espécies cada. Quanto ao hábito de crescimento, as espécies mostraram-se em sua maioria como ervas a subarbustos (3 ssp.), e apenas uma espécie arbórea (Senna reticulata (Willd.) H.S. Irwin & Barneby) foi registrada para as áreas estudadas. Em relação ao ciclo de vida, a maioria dos táxons é perene, sendo que todas as espécies coletadas reproduzem-se principalmente por sementes. São fornecidas descrições, comentários, nomes vulgares e ilustrações para as espécies registradas.
Thesagro: Leguminosa
Mimosa.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leguminosassilva.pdf953,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace