Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971160
Research center of Embrapa/Collection: Área de Informação da Sede - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: MARTINS, V. M.
Additional Information: VIVIANE MOURA MARTINS, SGE.
Title: Coautoria, cooperação e produtividade científicas em redes de pesquisadores em organismos geneticamente modificados na agropecuária brasileira.
Publisher: 2013
Pages: 169 f.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FACE, Universidade de Brasília, Brasília, DF.
Keywords: Rede social
Software Lotka
Conhecimento científico
Lei de Lotka
Description: Este estudo assume como pressuposto que a construção do conhecimento científico é um reflexo das práticas de pesquisa e da estrutura de relações existentes entre os pesquisadores. Assim, buscou-se com este estudo identificar características de redes de coautoria de publicações científicas sobre organismos geneticamente modificados e sua relação com a cooperação e produtividade científicas no campo da pesquisa agropecuária brasileira. Para tanto, foi realizado um estudo longitudinal no qual foram considerados os artigos publicados em periódicos científicos no período de 2003 a 2012. A análise dos dados foi feita considerando duas perspectivas. A primeira contempla um diagnóstico da produção científica, que realiza as medidas de cooperação e produtividade e demonstra a evolução do campo, considerando a quantidade de artigos publicados, os pesquisadores e as organizações mais atuantes no campo, comparando o seu resultado com o padrão internacional de produtividade científica (Lei de Lotka). A segunda perspectiva contempla a análise dos relacionamentos entre os autores, por meio da análise de Redes Sociais, em especial, sobre as propriedades estruturais e posicionais da rede. Neste estudo a colaboração científica é compreendida como o trabalho conjunto entre dois ou mais pesquisadores evidenciado por meio da publicação de artigos realizados em coautoria. Os resultados do estudo apontam para o crescimento da produção científica, assim como da colaboração entre os pesquisadores ao longo do tempo.
Thesagro: Organismo transgênico
Data Created: 2013-11-13
Appears in Collections:Tese/dissertação (AI-SEDE) / Embrapa Informação Tecnológica (SCT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARTINSV.M..pdf2.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace