Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971187
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: AMÂNCIO, C.
AMÂNCIO, R.
GAROFOLO, A. C.
XAVIER, G.
HUNGRIA, M.
CIPRIANO, R.
BALBINOT JR, A.
MOTTA, R.
Additional Information: CRISTHIANE OLIVEIRA DA G. AMANCIO, CNPAB; UFRRJ; ANA CRISTINA SIEWERT GAROFOLO, CNPAB; GUSTAVO RIBEIRO XAVIER, CNPAB; MARIANGELA HUNGRIA DA CUNHA, CNPSO; Secom; ALVADI ANTONIO BALBINOT JUNIOR, CNPSO; CPAMN.
Title: A construção de uma rede de promoção do benefício da fbn através dos inoculantes: uma proposta metodológica de parceria público privado.
Publisher: In: IBEROAMERICAN CONFERENCE ON BENEFICIAL PLANT - MICROORGANISM - ENVIRONMENT INTERACTIONS, 2.; NATIONAL MEETING OF THE SPANISH SOCIETY OF NITROGEN FIXATION, 14.; LATIN AMERICAN MEETING ON RHIZOBIOLOGY, 26.; SPANISH-PROTUGUESE CONGRESS ON NITROGEN FIXATION, 3., 2013, Sevilla. Microorganisms for future agriculture. Sevilla: Universidad de Sevilla; ALAR; SEFIN, 2013.
Pages: p. 503-504.
Language: pt_BR
Keywords: Soja - feijão-comum - feijão-caupi - milho
Description: No Brasil, a agricultura é responsável por cerca de 30% do PIB, sendo desejável reduzir os custos de produção, aumentar a produtividade e minimizar os impactos ambientais. Esse trabalho visa apresentar um trabalho de articulação de parceiras público privado sob uma ótica neoinstitucionalista da economia com o propósito de fomentar a adoção da tecnologia de ?inoculantes? nas culturas de so ja, feijão-comum, feijão-caupi e milho. Através desta articulação vem sendo estabelecida uma rede com o apoio de 14 Unidades Descentralizada da Embrapa, Embrapa Sede (SECOM), a ANPII e demais parceiros (agricultores empresariais e familiares, gestores públicos, agentes da assistência técnica e extensão rural - ATER) envidando esforços tanto na divulgação sobre os benefícios desta tecnologia quanto na efetiva adoção da mesma pelo agricultor. Neste contexto, não se pode negar que há um papel preponderante da Embrapa no cenário nacional quanto à promoção de uma tecnologia inovadora em tempos de Programa ABC, pois a mesma permite manter a agricultura nacional competitiva (manutenção de índices de produtividade e custos de produção mais baixos) além de conferir um componente de sustentabilidade por parte do produtor rural. Bom para o agricultor, bom para o Brasil, bom para o planeta.
Data Created: 2013-11-14
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace