Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/972168
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agropecuária Oeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 26-Nov-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: NUNES, W. A. G. de A.
MENEZES, J. F.
BENITES, V. de M.
Informaçães Adicionais: WALDER ANTONIO GOMES DE A NUNES, CPAO.
Título: Uso de compostos orgânicos produzidos a partir de resíduos da agropecuária como fertlizantes na cultura do milho.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS AGROPECUÁRIOS E AGROINDUSTRIAIS. 3., 2013, São Pedro-SP. [Anais...]. Concórdia: Sbera, 2013.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Cama de aviário
Conteúdo ruminal
Fertilização orgânica
Resíduos
Conteúdo: A produção agropecuária e a agroindústria geram grandes quantidades de resíduos orgânicos, que precisam ser corretamente descartados para evitar a ocorrência de danos ambientais. A reciclagem dos nutrientes desses resíduos proporcionada pelo uso desses materiais como fertilizantes de culturas agrícolas é uma das estratégias para o manejo das grandes quantidades geradas no processo produtivo. Objetivou-se com este trabalho avaliar a eficiência agronômica de dois compostos orgânicos produzidos a partir de resíduos de frigorífico (conteúdo ruminal) e de cama-de-aviário. Foram conduzidos experimentos em que os tratamentos consistiram em fertilização exclusivamente mineral, equivalente a 100 kg/ha de N (sulfato de amônio), 120 kg/ha de P2O5 (MAP) e 120 kg/ha de K2O (KCl), aplicação de um composto orgânico elaborado a partir de resíduos de frigorífico e um outro composto orgânico elaborado com cama de aviário, nas doses equivalentes a 1 ton ha-1, 2 ton ha-1, 3 ton ha-1 e 4 ton ha-1, além da testemunha, sem fertilização. Para os tratamentos com fertilização orgânica houve complementação de nitrogênio e potássio em cobertura, de modo a se atingir os mesmos níveis desses elementos veiculados no tratamento de fertilização exclusivamente mineral. As respostas da cultura de milho a ambos compostos foram pouco pronunciadas, observando-se pouco ganho em relação à testemunha. Em ambos casos as respostas às doses aplicadas de composto foram inferiores ao alcançado pela fertilização mineral.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aguso013WalderNunes3.pdf319,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace