Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/972306
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 27-Nov-2013
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: RIBEIRO, J. M.
MELO, N. F. de
COELHO, A. K. N. dos S.
PINTO, M. dos S. T.
Informaçães Adicionais: JULIANA MARTINS RIBEIRO, CPATSA; NATONIEL FRANKLIN DE MELO, CPATSA; ANGELA KATIUSSIA N DOS S COELHO, CPATSA; MÁRCIO DOS SANTOS TEIXEIRA PINTO, UFRJ.
Título: Uso da rapadura como meio nutritivo para cultivo in vitro de bananeira (Musa spp.) cv maçã.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORICULTURA E PLANTAS ORNAMENTAIS, 19.; CONGRESSO BRASILEIRO DE CULTURA DE TECIDOS DE PLANTAS, 6., 2013, Recife. Inovação tecnológica: resgate histórico, desafios e perspectivas. Recife: UFRPE, 2013.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da rapadura sobre o desenvolvimento, in vitro, de bananeira, cv . Maçã, visando à redução de custos de produção, por cultura de tecidos. Explantes de bananeira foram inoculados em meios nutritivos, formulados à base de rapadura, com quatro concentrações distintas (10, 25, 50 e 75% de solução de rapadura), e os dados obtidos foram comparados com aqueles das plantas cultivadas em meio MS 100% (controle), perfazendo um total de cinco tratamentos. Ao final de 60 dias, foram avaliados os números médios de folhas, brotos e raízes, bem como os números médios de explantes mortos e oxidados. Não houve diferença significativa entre os tratamentos para a maior parte dos parâmetros avaliados, exceto para o número médio de explantes oxidados, que foi maior no tratamento com 75% de rapadura. Concluiu-se que meios nutritivos com até 50% de rapadura em sua composição, sem reguladores vegetais, podem ser utilizados em substituição ao meio MS para o cultivo in vitro de bananeira
Thesagro: Banana
Banana Maca
Cultura de Tecido
Micropropagação
Rapadura.
NAL Thesaurus: Musa
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana2013.pdf270,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace