Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/972418
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 28-Nov-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: AGUIAR JUNIOR, T. R. de
PARRON, L. M.
FERREIRA, M. T.
Informaçães Adicionais: Terencio Rebello de Aguiar Junior, Bolsista CNPq; LUCILIA MARIA PARRON VARGAS, CNPF; Maria Teresa Ferreira, Universidade Técnica de Lisboa.
Título: Análise da retenção de nutrientes agrícolas lixiviado para o lençol freático pela vegetação riparia.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 20., 2013, Bento Gonçalves. Água, desenvolvimento econômico e socioambiental. Porto Alegre, RS: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2013.
Páginas: 7 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Vegetação ripária
Restauro fluvial.
Conteúdo: A prática da irrigação, associada ao regime irregular das chuvas tendem a aumentar a taxa de lixiviação de nutrientes e poluentes da agricultura para os rios e lagos. Dentre os nutrientes lixiviados o nitrato e o fósforo são os que mais causam impactos em e cossistemas fluviais, sua contaminação é a principal causa de eutrofização nos ecossistemas lóticos e lênticos. Foram selecionad os três pontos de vegetação ripária com 10, 30 e 60 metros de largura entre a agricultura e o rio, nesses pontos foram realizada s perfurações de dois metros para coleta de agua do lençol freático . Foram realizadas análises dos nutrientes NO 2 , NO 3 , NH 4 /NH 3 , P e PO 4 . Houve redução das concentrações médias para todo s os nutrientes estudados ( NO 2 , NO 3 , NH 4 /NH 3, P, e PO 4 ). Ocorreu redução significativa de 82% na largura de 30 metros de vegetação ripária. Além dessa eficiência na retenção, as faixas de 30 m possuem um a boa qualidade ecológica e terão um maior potencial de aceitabilidade por parte dos produtores em relação a largura d e 60 m
Thesagro: Lixiviação.
Lençol Freático
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013LuciliaSBRHAnaliseRetencao.pdf318,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace