Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973730
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, L. S. B. de
SILVA, T. G. F. da
MOURA, M. S. B. de
BARBOSA, M. L.
MORAIS, J. E. F. de
Additional Information: LUCIANA SANDRA BASTOS DE SOUZA, Doutoranda da UFV; THIERES GEORGE FREIRE DA SILVA, UFRPE; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; MARCELA LÚCIA BARBOSA; JOSÉ EDSON FLORENTINO DE MORAIS.
Title: Controle da evapotranspiração da cana-de-açúcar irrigada no Semiárido brasileiro.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS NATURAIS DO SEMIÁRIDO, 1., 2013, Iguatu. Pesquisa e transferência de tecnologia contextualizada ao Semiárido: anais. Iguatu: Universidade Federal do Ceará; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Cana-de-açúcar.
Description: O objetivo deste trabalho é analisar variação sazonal do controle da cana-de-açúcar ao processo de evapotranspiração sob as condições climáticas do Semiárido brasileiro. O experimento foi realizado no município de Juazeiro, Bahia. A evapotranspiração da cultura foi quantificada por meio do método do balanço de energia com base na razão de Bowen. Para analisar o controle da cana-de-açúcar ao processo de evapotranspiração foi utilizado o fator de desacoplamento. Para o ciclo, os valores de Ω foram, em média, iguais a 0,68, demonstrando um desacoplamento moderado. Observou-se pouca alteração no valor médio final, sendo igual a 0,69, quando se retirou o efeito do tombamento da cultura. Estes resultados indicam que, o sistema clima induziu ao maior controle da cana-de-açúcar no processo de troca de vapor d?água com a atmosfera.
Thesagro: Evapotranspiração
Irrigação.
NAL Thesaurus: Sugarcane
Data Created: 2013-12-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Magna1.pdf548.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace