Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973927
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 16-Dez-2013
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: LEITE, L. F. C.
ARRUDA, F. P. de
COSTA, C. do N.
FERREIRA, J. da S.
HOLANDA NETO, M. R.
Informaçães Adicionais: LUIZ FERNANDO CARVALHO LEITE, CPAMN; FRANCINEUMA P. DE ARRUDA, CCA/UESPI; CLAUDYANNE DO N. COSTA, CCA/UFPI; JUSCÉLIA DA S. FERREIRA, UFRPE; MANOEL R. HOLANDA NETO, UESPI.
Título: Qualidade química do solo e dinâmica de carbono sob monocultivo e consórcio de macaúba e pastagem.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 17, n. 12, p. 1257-1263, 2013.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Oleaginosa
Agrofloresta
Matéria orgânica do solo.
Conteúdo: Neste trabalho objetivou-se avaliar o efeito do monocultivo e do consórcio de macaúba e pastagem sobre a qualidade química e os compartimentos de carbono em Latossolo Vermelho-Amarelo no Cerrado Maranhense. Foram estudados quatro sistemas de uso do solo: macaúba, pastagem, macaúba consorciada com pastagem e vegetação nativa de cerrado. Nesses sistemas foram coletadas amostras de solo da superfície até 60 cm, para determinação dos atributos químicos e dos teores e estoques de carbono orgânico do solo. Os maiores valores de P, K, Ca e Mg foram observados nas áreas sob pastagem. Os estoques de carbono orgânico total e os teores de carbono lábil foram maiores no solo com vegetação nativa até 60 cm de profundidade, seguida pelo sistema macaúba associada com pastagem. Maiores valores de carbono da biomassa microbiana e de quociente microbiano foram observados no solo sob pastagem em todas as camadas. A presença da pastagem é importante no consórcio com macaubeiras pois aumenta os níveis de fertilidade do solo e os estoques de carbono favorecendo a melhoria da qualidade do solo nas condições do cerrado maranhense.
Thesagro: Cerrado
Fertilidade do Solo.
Ano de Publicação: 2013
ISSN: 1807-1929
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AgriambiLuizFernando.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace