Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/974553
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 20-Dez-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ASSIS, R. M. A. de
LAMEIRA, O. A.
RIBEIRO, F. N. S.
PORTAL, R. K. V. P.
Informaçães Adicionais: Rafael Marlon Alves de Assis; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Fernanda Naiara Santos Ribeiro; Ruanny Karen Vidal Pantoja Portal.
Título: Análise fenológica e screening fitoquímico de Croton Cajucara Benth.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO AMAZÔNICO DE AGRÁRIAS, 5., 2013, Belém, PA. A importância da tecnologia e do empreendedorismo no desenvolvimento amazônico. Belém, PA: UFRA, 2013.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Sacaca da folha vermelha
Sacaca da folha branca
Linalol
Conteúdo: A espécie Croton Cajucara Benth, pertence à família Euphorbiaceae é encontrada frequentemente na região Norte do Brasil, conhecida popularmente como sacaca. C. cajucara pode ser morfologicamente classificada como branca ou vermelha, de acordo com a cor das folhas. A espécie representa um recurso medicinal de grande importância em tratamentos de doenças, na forma de pó, chá ou cápsulas possuindo ação contra diarréia, diabetes e redução do colesterol. As folhas contêm 0,8% de óleo essencial constituído por mais de 60% de linalol. O objetivo do trabalho foi avaliar o período de floração, frutificação e a realização do screening fitoquímico de dois tipos da espécie. As avaliações foram realizadas diariamente no período de 2009 a 2012, sendo coletados parâmetros agronômicos específicos, como frutificação e floração. Para a análise fitoquímica, foi realizado a coleta das folhas no horário entre 8 e 9h, sendo os dados mensurados para dois tipos de sacaca, a da folha vermelha e a da folha branca. Na saca da folha vermelha o maior número de dias de floração ocorreu no mês de novembro sendo registrados 18 dias. Quanto á frutificação o maior número de dias foi observado no mês de dezembro com 12 dias. Na sacaca comum não ocorreu floração e nem frutificação durante o período avaliado. Quanto ao screening fitoquímico das 18 substâncias analisadas, a sacaca vermelha não apresentou 4 e a sacaca da folha branca 3 substâncias.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENAAG0607.pdf458,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace