Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/975056
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 6-Jan-2014
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: HOMMA, A. K. O.
MENEZES, A. J. E. A. de
CARVALHO, J. E. U. de
MATOS, G. B. de
Informaçães Adicionais: ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA, CPATU; ANTONIO JOSE ELIAS A DE MENEZES, CPATU; JOSE EDMAR URANO DE CARVALHO, CPATU; GRIMOALDO BANDEIRA DE MATOS, CPATU.
Título: Manejo de rebrotamento de bacurizeiros nativos no Estado do Pará: recuperação de áreas degradadas com geração de renda e emprego.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: Inclusão Social, v. 6, n. 2, p. 77-83, jan./jun. 2013.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Bacurizeiro
Extrativismo.
Conteúdo: O bacurizeiro possui uma característica ímpar de rebrotar a partir de suas raízes, chegando a infestar antigas áreas de ocorrência dessa espécie. O manejo desses rebrotamentos constitui a opção de curto prazo mais apropriada para aumentar a produção de frutos, totalmente restrita pela oferta extrativa. Outra alternativa seria a de efetuar plantios racionais e a sua incorporação em sistemas agroflorestais, promovendo a recuperação de áreas desmatadas e aquelas que não deveriam ter sido desmatadas. Urge o desenvolvimento de máquinas apropriadas para a retirada da polpa e o aproveitamento da casca e do caroço, que representam mais de 80% do peso do fruto. Por ser uma planta que apresenta polinização cruzada efetuada por pássaros, o sucesso dos programas de manejo e dos plantios racionais vai depender da conservação dos recursos faunísticos e da flora. O manejo do homem, evitando a retirada de frutos verdes, a derrubada de bacurizeiros para obtenção de madeira, e proteger as áreas de ocorrência evitando a substituição por atividades agrícolas constituem medidas que precisam ser implementadas.
Thesagro: Manejo.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
32010481PB.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace