Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/975093
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GUIMARÃES, G. C.
ROSA, S. D. V. F. da
COELHO, L. F. S.
VEIGA, A. D.
CLEMENTE, A. da C. S.
Additional Information: GABRIEL CASTANHEIRA GUIMARÃES, CNPQ; STTELA DELLYZETE VEIGA F DA ROSA, SAPC; LUIS FILIPE SERAFIM COELHO, UFLA; ADRIANO DELLY VEIGA, UFLA; ALINE DA CONSOLAÇÃO SAMPAIO CLEMENTE, UFLA.
Title: Avaliação do potencial germinativo de sementes de café em estádio precoce do desenvolvimento.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 8., 2013, Salvador. Sustentabilidade e inclusão Social. Brasília, DF: Embrapa Café, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Teste de germinação
Regressão não linear segmentada
Threshold
Modelo de resposta em platô
Coffea arabica L.
Description: Pesquisas recentes identificaram estádios precoces do desenvolvimento das plântulas de café, após a protrusão da radícula, em que todas as partes essenciais da plântula podem ser avaliadas, e assim atesta o potencial das sementes em gerar plantas normais. Desta forma, o objetivo nesta pesquisa foi desenvolver estudos para reduzir o período do teste de germinação de sementes de café. Dez lotes de sementes de café foram avaliados por meio do teste de germinação, a cada dois dias, a partir do décimo dia da semeadura, segundo os critérios morfológicos das plântulas. Os dados foram comparados aos do teste padrão de germinação e analisados por meio de análises de regressão não linear segmentada e modelo de resposta em platô. Concluiu-se que a avaliação de plântulas de café aos 16 dias, no estádio S1, proporciona resultados similares ao teste padrão, permitindo redução significativa do período para atestar a germinação de um lote de sementes; a avaliação das plântulas de no estádio S2 não permite redução do período de avaliação da germinação de sementes de café, em relação ao teste padrão.
Data Created: 2014-01-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacaodopotencialgerminativo.pdf64,56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace