Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/975241
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 8-Jan-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: OLIVEIRA, L. D. da S.
MOURA, M. S. B. de
SOUZA, L. S. B. de
YURI, J. E.
DINIZ, I. da S.
RODRIGUES, G. D. da S.
Informaçães Adicionais: LEIDE DAYANE DA SILVA OLIVEIRA; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; LUCIANA SANDRA BASTOS DE SOUZA; JONY EISHI YURI, CPATSA; IRIS DA SILVA DINIZ; GILSON DENNYS DA SILVA RODRIGUES.
Título: Interceptação da radiação fotossinteticamente ativa pelo tomateiro tipo cereja no Submédio do Vale São .Francisco
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 8., 2013, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2013.
Páginas: p. 105-110.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 253).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Produção de biomassa
Tomate cereja
Tomato.
Conteúdo: A produção de biomassa de uma cultura é dependente da interceptação da radiação fotossinteticamente ativa e da eficiência com que a cultura a utiliza no processo fotossintético. O objetivo deste trabalho foi avaliar a fração da radiação fotossinteticamente ativa interceptada pelo tomateiro no Submédio do Vale do São Francisco. Para tanto, um experimento foi conduzido no período de 11 de setembro a 18 de dezembro de 2012 no Campo Experimental de Bebedouro, na Embrapa Semiárido, Petrolina, PE. Utilizou-se o tomate tipo cereja cv. Abiru, plantado em condições de campo. Para a determinação da radiação fotossinteticamente ativa interceptada pela cultura ao longo do ciclo, foram utilizados dois sensores quânticos, sendo um disposto acima do dossel da cultura e outro abaixo do mesmo. A fração da radiação fotossinteticamente ativa (fRFA) interceptada foi de 0,10; 0,78 e 0,88 aos 16, 40 e 98 dias após o transplantio, respectivamente, com média igual a 0,64 durante o ciclo produtivo. Por meio da fRFA, pode-se simular o crescimento e a produção de biomassa do tomateiro para as condições de realização deste estudo.
Thesagro: Tomate
Área Foliar
Lycopersicon Esculentum.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SDC253.pdf13.pdf110,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace