Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/975474
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BATISTA, V. H. da S.
MARTORANO, L. G.
SILVA, G. M. da
MORAES, J. R. da S. C. de
Additional Information: Vitor H. da S. Batista, GRADUANDO UFRA; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; Gabriel M. da Silva, GRADUANDO UFRA; José R. da S. C. de Moraes, GRADUANDO UFRA.
Title: Dinâmica de ações antrópicas para apontar evidências da contribuição socioeconômica e ambiental da Flona Tapajós aos municípios sem seu entorno.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 18.; REUNIÃO LATINO-AMERICANA DE AGROMETEOROLOGIA, 7., 2013, Belém, PA. Cenários de Mudanças Climáticas e a Sustentabilidade Socioambiental e do Agronegócio na Amazônia. [Belém, PA: UFPA], 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Agropecuário
Área de floresta
Efeitos antrópicos
Flona do Tapajós
Description: A diversidade de recursos naturais existente na Floresta Nacional do Tapajós, Unidade de Conservação de Uso Sustentável criada em 1974, tem propiciado bens e serviços às populações residentes em seu interior (comunidades tradicionais e indígenas), bem com às residentes nos municípios de Aveiro, Belterra, Placas e Rurópolis, no seu entorno. Em 2012 a houve reduções na sua área delimitada há 38 anos. Nesse contexto, objetivou-se avaliar a dinâmica de ações antrópicas para apontar evidências da importância socioeconômica e ambiental da Flona Tapajós aos municípios em seu entorno. Para atender ao objetivo, fez-se planilhas e gráficos com base em dados disponibilizados pelo IBGE e pelo IDESP para avaliar a dinâmica das variáveis ao longo de dez anos, por meio de análises exploratórias e de regressão. Os maiores investimentos no setor agropecuário em Belterra ocorrem devido à soja e os no setor industrial em Rurópolis ocorrem devido à pecuária. Em termos de área de floresta o destaque foi para o município de Placas, que sofreu perda significativa de área de floresta, com 26%. Conclui-se que a grande importância socioeconômica e ambiental da Flona do Tapajós atrai investimentos para a região e provoca alterações nas formas de uso da terra, além de sensibilizar as comunidades e reforçar leis e monitoramento ambiental na região
Data Created: 2014-01-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BATISTA2013.pdf107,56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace