Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/976221
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, E. J. de
AUD, F. F.
MORALES, C. F. G.
SANTOS, V. da S.
KOTWISKI, F.
NEVES, R. de J.
Additional Information: EDER JORGE DE OLIVEIRA, CNPMF; FABIANA FERRAZ AUD, CNPMF; CINARA FERNANDA GARCIA MORALES, CNPMF; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF; FABIANA KOTWISKI, Bahiamido; REIZALUOMAR DE JESUS NEVES, Bahiamido.
Title: Uso de modelos mistos (REML/BLUP) na estimação de componentes de variância em germoplasma de mandioca (Manihot esculenta Crantz).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Description: As estimativas de parâmetros genéticos são de fundamental importância para os programas de melhoramento de mandioca (Manihot esculenta Crantz), uma vez que os melhoristas utilizam estas informações como um indicador da pressão de seleção a ser utilizada em populações segregantes. De modo geral, estes programas de melhoramento têm como objetivo o desenvolvimento de variedades com alto potencial produtivo e alta qualidade de amido. Como a maioria destas características são controladas por muitos genes com forte efeito ambiental, convencionalmente é necessária a realização de extensivas e demoradas avaliações de populações segregantes em condições de campo. Portanto, estimações precisas dos componentes de variância são importantes para a predição de valores genéticos e para maximizar a acurácia da seleção. Um procedimento com ótimas propriedades de estimação/predição no melhoramento vegetal é o REML/BLUP (máxima verossimilhança restrita/melhor predição linear não viciada), cujos resultados são muito superiores na estimação dos componentes de variância e predição de valores genéticos em comparação com o método de quadrados mínimos e índice multi-efeitos, respectivamente, quando os dados a serem analisados estão desbalanceados (Resende e Fernandes, 1999). Assim, o objetivo do presente trabalho foi estimar os componentes de variância e herdabilidade para várias características agronômicas e produtivas em mandioca.
Thesagro: Mandioca
Germoplasma
NAL Thesaurus: Cassava
Plant breeding
Data Created: 2014-01-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
USODEMODELOSMISTOSEDER141melhoram21396.pdf44,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace