Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/976256
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 15-Jan-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: RODRIGUES, G. D. da S.
MOURA, M. S. B. de
SOUZA, L. S. B. de
NASCIMENTO, J. F. do
OLIVEIRA, L. D. da S.
LEAO, P. C. de S.
Informaçães Adicionais: GILSON DENNYS DA SILVA RODRIGUES; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; LUCIANA SANDRA BASTOS DE SOUZA; JACILAINE FLORENTINO DO NASCIMENTO; LEIDE DAYANE DA SILVA OLIVEIRA; PATRICIA COELHO DE SOUZA LEAO, CPATSA.
Título: Comparação de protocolos de amostragem para a determinação do índice de área foliar da videira cv. Syrah no Submédio do Vale São Francisco: resultados preliminares.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 8., 2013, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2013.
Páginas: p. 195-201.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 253).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Ceptômetro
Vale do São Francisco.
Conteúdo: Este trabalho teve como objetivo analisar diferentes protocolos de amostragem para a determinação do índice de área foliar em videira Syrah, na região do Submédio do Vale São Francisco. A determinação do índice de área foliar (IAF) foi realizada em campo com o auxílio de um ceptômetro, por meio de quatro protocolos (P): P1 - no qual foram realizadas 14 leituras paralelas às fileiras de plantas; P2 - que consistiu de sete medidas partindo-se do meio das fileiras; P3 - que compreendeu quatro leituras, as quais tiveram início bem próximo à planta, e P4 - leitura efetuada paralelamente ao caule da planta abaixo do dossel. Simultaneamente, para verificar a consistência e precisão dos diferentes protocolos, foi realizada também a desfolha da cultura para a determinação da área foliar pelo método destrutivo e sua correlação com o tipo de amostragem realizada (protocolo) para o método não destrutivo. Pode-se observar que os protocolos P2 e P3 apresentaram r2 maior que 0,9 e podem ser adotados quando se objetiva determinar o IAF da videira Syrah em sistema de condução de espaldeira, sob as condições do Semiárido nordestino.
Thesagro: Uva
Área Foliar
Radiação Solar
Vitis Vinifera.
NAL Thesaurus: Grapes
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SDC253.pdf24.pdf251,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace