Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/976623
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 17-Jan-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: LESSA, L. S.
LEDO, C. A. da S.
SANTOS, V. da S.
FLORES, P. S.
Informaçães Adicionais: LAURO SARAIVA LESSA, CPAF-AC; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF; PATRICIA SILVA FLORES, CPAF-AC.
Título: Correlação fenotípica entre caracteres em variedades e híbridos de mandioca (Manihot esculenta Crantz).
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: A mandioca se destaca por ser uma das culturas mais consumidas e de maior importância no mundo, sendo cultivada principalmente, por pequenos e médios produtores rurais. É uma das culturas agrícolas de maior expressão no Brasil, sendo cultivada em todo o território nacional (APLEVICZ e DEMIATE, 2007). Apesar de ser cultivada por pequenos produtores, a cultura da mandioca vem despertando interesses cada vez maiores da indústria. Dentre os subprodutos de maior relevância, podemos destacar a obtenção do amido e a produção de farinha e fécula. Estudos recentes indicam, ainda, o potencial da cultura para a produção de etanol (MORALES et al., 2009). Mesmo sendo uma cultura bastante estudada, as informações quanto às relações entre os caracteres de importância para o melhoramento, são escassos. Assim, faz-se necessário o estudo de correlação fenotípica entre os caracteres. O estudo de correlação tem como propósito, mensurar a alteração em um caráter quando se altera outro. Ao determinar a magnitude desta alteração e a significância das associações entre as características, podemse descriminar quais influenciam na produção (VENCOVSKY e BARRIGA, 1992). Assim, este trabalho objetivou estimar a correlação fenotípica entre o teor de amido e os demais caracteres, em variedades e híbridos de mandioca.
Thesagro: Mandioca
Características agronômicas
Fenótipo
Seleção fenotipa
NAL Thesaurus: Cassava
Agronomic traits
Phenotype
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORRELACAOFENOTIPICA126melhoram21408LEDO.pdf44,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace