Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/976850
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 21-Jan-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: OLIVEIRA, M. M. de
LEDO, C. A. da S.
ALVES, A. A. C.
TAVARES FILHO, L. F. de Q.
SANTOS, A. S.
BOAVENTURA, V. de J.
Informaçães Adicionais: MAYANA MATOS DE OLIVEIRA, UEFS; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; ALFREDO AUGUSTO CUNHA ALVES, CNPMF; LEÔNIDAS FRANCISCO DE QUEIROZ TAVARES FILHO, UFRB; ARIANA SILVA SANTOS, UFRB; VERÔNICA DE JESUS BOAVENTURA, UFRB.
Título: Relação entre caracteres morfológicos e agronômicos de híbridos interespecíficos entre M. esculenta e espécies silvestres de Manihot.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) desempenha um importante papel na dieta alimentar mundial, tanto humana como animal, por seu alto teor energético. Contudo, segundo Cardoso Júnior et al. (2005), as pesquisas realizadas ainda não foram suficientes para o aumento significativo de sua produtividade. Assim, uma das estratégias para solucionar este problema é a obtenção e/ou seleção de novos genótipos, resistentes ou tolerantes à estresses bióticos e abióticos, e que apresentem boas características agronômicas, o que vem a ser o objetivo dos programas de melhoramento. O conhecimento das relações entre os caracteres torna-se ferramenta de grande importância quando utilizado pelos melhoristas na escolha do método mais eficaz a ser utilizado em programas de melhoramento, pois a seleção com base na resposta correlacionada pode ser mais rápida que a seleção direta do caráter desejado, economizando assim tempo e mão de obra. É possível, por exemplo, confrontar caracteres agronômicos e fisiológicos ou, ainda, agronômicos e caracteres de qualidade de fruto ou raiz, possuindo assim, uma ampla aplicação no melhoramento de plantas. Segundo Cruz & Regazzi (2001), a eficiência da seleção de um caráter pode ser aumentada quando se detém este conhecimento, especialmente quando o caráter principal for de difícil seleção a possuir baixa herdabilidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a relação existente entre as características morfológicas e agronômicas de híbridos interespecíficos de M. esculenta com espécies silvestres de Manihot, oriundos do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT).
Thesagro: Mandioca
Morfologia vegetal
NAL Thesaurus: Cassava
Plant morphology
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RELACAOENTRECARACTERES103melhoram21510LEDO.pdf58,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace