Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977073
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LESSA, L. S.
LEDO, C. A. da S.
SANTOS, V. da S.
FLORES, P. S.
Additional Information: LAURO SARAIVA LESSA, CPAF-AC; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF; PATRICIA SILVA FLORES, CPAF-AC.
Title: Avaliação agronômica de variedades e híbridos de mandioca (Manihot esculenta Crantz) no Cruz das Almas, Bahia.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Breendin plant.
Description: A mandioca se destaca por ser uma das culturas mais consumidas e de maior importância no mundo, sendo cultivada principalmente, por pequenos e médios produtores rurais. A produção nacional em 2011, segundo dados da FAO (2013), ultrapassou os 25,4 milhões de toneladas, tornando-nos o segundo maior produtor da cultura, estando atrás, apenas da Nigéria (52,4 milhões de t). No país, o Estado do Bahia é o terceiro maior produtor de mandioca (2,9 milhões de toneladas) ficando atrás dos estados do Pará (4,6 milhões de toneladas) e Paraná (4,1 milhões de toneladas). Apesar de estar entre maiores produtores brasileiro de mandioca, conforme dados do IBGE-SIDRA da safra de 2011 (IBGE, 2013), a produção na Bahia se deve à grande área plantada (254,6 mil hectares), pois a produtividade das lavouras apresenta um rendimento de 11,65 t ha-1, inferior à média nacional que é de 14,43 t ha-1. Os fatores que podemos destacar como principais responsáveis do baixo rendimento da cultura no estado são a não adoção de manejos básicos para a mandioca, como calagem e adubação, a incidência de pragas e doenças, além da utilização de material vegetal de baixo potencial genético. Diante deste quadro, faz-se necessário a avaliação de genótipos potencialmente promissores para incorporação na cadeia produtiva da mandioca no estado. Assim, o referido trabalho, teve por objetivo avaliar agronomicamente variedades e híbridos de mandioca, em Cruz das Almas, Bahia.
Thesagro: Mandioca
Reprodução vegetal
NAL Thesaurus: Cassava.
Data Created: 2014-01-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AVALIACAOAGRONOMICA078melhoram20709LEDO.pdf54,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace