Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977124
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 22-Jan-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CARVALHO, H. W. L. de
RANGEL, M. A. S.
SANTOS, V. da S.
PINHO, J. L. N. de
SILVA, A. D. A. da
MENEZES, V. M. M.
Informaçães Adicionais: HELIO WILSON LEMOS DE CARVALHO, CPATC; MARCO ANTONIO SEDREZ RANGEL, CNPMF; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF; JOÃO LICÍNIO NUNES DE PINHO; ALMIR DIAS ALVES DA SILVA, CENTEC, RN; VANESSA MARISA MIRANDA MENEZES.
Título: Adaptabilidade e estabilidade de cultivares de mandioca (Manihot esculenta Crantz) para os rendimentos de raízes e amido em duas microrregiões produtoras no Estado de Sergipe: safra 2008/2009.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: As condições edafoclimáticas dos tabuleiros costeiros nordestinos permitem o desenvolvimento da mandioca em toda a sua extensão. Existem áreas que têm mostrado grande aptidão para o incremento da lavoura, a exemplo dos tabuleiros costeiros localizados nos municípios de Lagarto e Umbaúba, no Estado de Sergipe, onde o rendimento de raízes tuberosas tem ultrapassado o patamar de 50 ton/ha, no âmbito experimental, com % de amido oscilando entre 28% a 34% (CARVALHO et al., 2009). Atualmente, nessa região, variedades e clones de mandioca são postos a competir em vários ambientes (anos, locais, épocas de colheita). Nesse caso, a classificação relativa entre eles pode não ser coincidente, o que dificulta a identificação de materiais efetivamente superiores. Esse fato é minimizado, mediante a seleção de cultivares com maior estabilidade fenotípica (RAMALHO et al., 1993). Diversos trabalhos ressaltam a importância e a influência da interação cultivares x ambientes, principalmente, nas fases do programa que envolvem a avaliação final e a recomendação de cultivares (RAMALHO et al., 1993, CRUZ e REGAZZI, 1997 e VIDIGAL FILHO et al., 2007). O objetivo deste trabalho foi averiguar a adaptabilidade e a estabilidade de cultivares de mandioca, quanto aos rendimentos de raízes e amido, em duas microrregiões produtoras de mandioca no Estado de Sergipe, para fins de recomendação.
Thesagro: Mandioca
NAL Thesaurus: Cassava
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADAPTABILIDADEEESTABILIDADE077melhoram20671RANGEL.pdf44,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace