Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977139
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARVALHO, H. W. L. de
RANGEL, M. A. S.
SANTOS, V. da S.
PINHO, J. L. N. de
ALVES, M. C. S.
GOMES, M. C. M.
Additional Information: HELIO WILSON LEMOS DE CARVALHO, CPATC; MARCO ANTONIO SEDREZ RANGEL, CNPMF; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF; JOÃO LICÍNIO NUNES DE PINHO, CENTEC, RN; MARIA CLÉA SANTOS ALVES, EMPARN; MAITTE CAROLINA MOURA GOMES.
Title: Adaptabilidade e estabilidade de cultivares de mandioca (Manihot esculenta Crantz) para o rendimento de raízes e amido no Nordeste Brasileiro: safra 2009/2010.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Description: A mandioca é cultivada em toda a extensão dos tabuleiros costeiros e agreste nordestinos, submetida às mais variadas condições ambientais e tecnológicas, com produtividade média de raízes tuberosas em torno de 10 ton/ha (IBGE, 2010), considerada baixa e aquém daquelas registradas no âmbito experimental, a qual vem atingindo patamares de 50 ton/ha (Carvalho et al., 2009). Considerando-se esse aspecto e aquele relacionado aos diferentes sistemas de produção prevalecente nessa ampla região, infere-se que é de interesse o desenvolvimento de um programa de avaliação de variedades de mandioca, com objetivo de subsidiar os mandiocultores na escolha de materiais de melhor adaptação, e que sejam portadores de atributos agronômicos desejáveis, especialmente, altas produtividades de amido. Ressalta-se (Vidigal Filho et a.,2007) que é altamente desejável que as mesmas cultivares de mandioca responsáveis pelas maiores produtividades de raízes tuberosas sejam também aquelas que apresentem os maiores teores de matéria seca, maximizando o rendimento do produto final por unidade de área cultivada. O objetivo deste trabalho foi averiguar a adaptabilidade e a estabilidade de cultivares de mandioca quanto à produtividade de raízes e amido em ambientes do Nordeste brasileiro para fins de recomendação
Thesagro: Mandioca
NAL Thesaurus: Cassava
Data Created: 2014-01-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADAPTABILIDADEEESTABILIDADE074melhoram20668rangel.pdf57,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace