Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977736
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 28-Jan-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, A. C. L. da
ULLER, H. F.
GUARINO, E. de S. G.
Informaçães Adicionais: Ana Claudia Lopes da Silva, PIBIC/CNPq; Heitor Felipe Uller, FURB; ERNESTINO DE SOUZA GOMES GUARINO, CPAF-AC.
Título: Mapeamento, coleta de óleo-resina e identificação taxonômica de Copaifera L. na reserva florestal da Embrapa Acre.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA ACRE, 1., 2013, Rio Branco. Anais... Rio Branco: Embrapa Acre, 2013.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Óleo-resina
Acre
Brasil.
Conteúdo: No Brasil, o manejo de produtos florestais não madeireiros tem demostrado ampla importância social, econômica e ambiental, pois é realizado prioritariamente em pequenas propriedades rurais permitindo que se preserve parte importante da biodiversidade das florestas nativas. Plantas do gênero Copaifera L. (Fabaceae) são conhecidas popularmente como copaíba e ocorrem em praticamente todos os domínios fitogeográficos brasileiros. Os objetivos deste trabalho foram mapear, coletar e identificar taxonomicamente indivíduos do gênero Copaifera L. na reserva florestal da Embrapa Acre. Foram mapeados, com auxílio de GPS, 48 indivíduos com DAP ? 40 cm, na floresta do campo experimental da Embrapa Acre. Todas as árvores mapeadas tiveram o tronco perfurado com um trado de 3/4" acoplado a uma motosserra. Foram realizadas extrações de óleo-resina em expedições bimestrais. As amostras coletadas foram armazenadas em frascos de vidro âmbar e posteriormente enviadas para análise químico-física. A coleta de material botânico foi realizada durante o período de floração e frutificação dos indivíduos mapeados. O material coletado foi prensado e seco em estufa (70°C). Dos 48 indivíduos mapeados, 35 foram considerados produtivos (74,5% com produção ? 10ml). Destas dez árvores (21,3%) produziram óleo-resina no momento da perfuração e as demais (25 árvores ou 53,2%) produziram após uma nova vistoria realizada após 5 dias. Árvores ocas e/ou com podridão do miolo também produziram óleo-resina, porém recomenda-se que sejam mantidas como porta sementes. Mesmo ainda necessitando de ratificação por especialista no gênero, a identificação até o nível de espécie (C. paupera ), servirá de apoio para a continuação dos estudos relacionados a autoecologia e manejo dessa espécie no campo experimental da Embrapa Acre.
Thesagro: Copaíba
Extração.
NAL Thesaurus: Copaifera.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
24855.pdf431,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace