Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977933
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BAYMA, M. M. A.
SA, C. P. de
FONSECA, F. L. da
Additional Information: MARCIO MUNIZ ALBANO BAYMA, CPAF-AC; CLAUDENOR PINHO DE SA, CPAF-AC; FERNANDA LOPES DA FONSECA, CPAF-AC.
Title: Avaliação ambiental, social e econômica da recomendação das boas práticas na produção da castanha-do-brasil em florestas naturais do Acre.
Publisher: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 51., 2013, Belém, PA. Novas fronteiras da agropecuária no Brasil e na Amazônia: desafios da sustentabilidade. Belém, PA: SOBER, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Castanha do brasil
Produto florestal não madeireiro (PFNM)
Boas práticas agrícolas
Cadena de suministro
Nuez del Brazil
Productos forestales no madereros.
Description: A cadeia produtiva da castanha-do-brasil é a segunda maior cadeia produtiva do segmento florestal acreano, no entanto, o sistema produtivo da castanha-do-brasil modal ocorrente é baseado em um modelo de extrativismo tradicional, com a ocorrência de problemas como, oxidação ou ranço, podridões por microrganismos nas castanhas e pela contaminação por micotoxinas que comprometem a qualidade do produto no momento de sua comercialização. A Embrapa Acre recomentou um conjunto de procedimento, denominado boas práticas no manejo da castanha-do-brasil, visando contribui para a melhoria da qualidade desse produto. Este trabalho teve como objetivo avaliar o impacto ambiental, social e econômico desta recomendação. Os resultados identificaram um índice e impacto social médio positivo com um valor de 1,36 e um índice de impacto ambiental médio de 0,11, de um máximo possível de 15 pontos. Além de um ganho em 20% na valorização do produto, em função do aumento do rendimento identificado na etapa do beneficiamento. Concluiu-se que a adoção da tecnologia é recomendável, uma vez que a mesma contribui para melhoria das condições de vida do extrativista com potencial para o aumento da renda e para a melhoria da qualidade do produto final com vista na segurança alimentar.
Thesagro: Cadeia produtiva.
Bertholletia excelsa
Castanha do pará
NAL Thesaurus: Nontimber forest products
Brazil nuts
Supply chain.
Data Created: 2014-01-29
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
24875.pdf729,31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace