Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/978761
Research center of Embrapa/Collection: Área de Informação da Sede - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: SALES, P. V. R.
Additional Information: POLIANA VIEIRA RODRIGUES SALES, DPS.
Title: Investimentos públicos, inovação tecnológica e produtividade na agricultura brasileira: o caso das culturas de algodão, milho, soja e trigo.
Publisher: 2012.
Pages: 114 f.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação (Mestrado em Economia - área de Comércio Exterior e Relações Internacionais) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
Keywords: Inovação tecnológica
Produtividade agrícola
Description: A agricultura sofreu expressivas transformações estruturais nos últimos 50 anos. Foi a partir da revolução agrícola contemporânea, ocorrida na segunda metade do século XX, que a agricultura teve novos ganhos de produtividade. Desprovida de motorização-mecanização, a Revolução Verde também desenvolveu-se amplamente nos países em desenvolvimento. Algumas teorias e trabalhos empíricos sobre as mudanças tecnológicas buscam explicar o processo de modernização da agricultura, como a Teoria das Inovações Induzidas, que estuda inovações nos setores público e privado, interação entre mudança técnica e desenvolvimento institucional e sequencia dinâmica de mudança técnica e crescimento econômico. O crescimento da produtividade agrícola tem sido reconhecido como chave para o crescimento global. Medir e explicar o crescimento da produtividade na agricultura tem sido foco de muita pesquisa agrícola e desenvolvimento econômico. Este trabalho tem por objetivo examinar a relação entre os investimentos e a produtividade nas importantes culturas da pauta de exportação brasileira: algodão, milho, soja e trigo. Para tanto, foram utilizados dados anuais de 1975 a 2010, fornecidos pela principal instituição pública de Ciência e Tecnologia do Brasil, a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Foi usada a técnica de séries temporais com a aplicação do Modelo de Defasagem Distribuída Polinomial de Almon, com polinômios de segundo e terceiro grau, com e sem variável dependente defasada. Os resultados indicaram que os investimentos impactam na produtividade no longo prazo, variando o tempo de maturação em cada uma das culturas estudadas.
Thesagro: Agricultura
Investimento
Algodão
Milho
Soja
Trigo
Data Created: 2014-02-05
Appears in Collections:Tese/dissertação (AI-SEDE) / Embrapa Informação Tecnológica (SCT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PDFDISSERTACAOUFPEPOLIANAVIEIRARODRIGUESSALES.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace