Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/978840
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Uva e Vinho - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 6-Fev-2014
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: PERUZO, L.
PARIS, P.
POLETTO, G.
FERRI, T.
BOTTON, M.
AZEVEDO FILHO, W. S. de
Informaçães Adicionais: Liéven Peruzo, UCS; Priscila Paris, UFRGS; Graziela Poletto, IBRAVIN; Taís Ferri, UCS; MARCOS BOTTON, CNPUV; Wilson Sampaio de Azevedo Filho, UCS.
Título: Análise faunística e flutuação populacional de cigarrinhas (Cicadellidae: Cicadellinae) potenciais vetoras de Xylella fastidiosa associadas à cultura da videira nos municípios de Bento Gonçalves e Pinto Bandeira, RS.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: Caderno de Pesquisa, série Biologia, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 3, p. 27-39, 2013.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Análise faunística.
Conteúdo: A cultura da videira é de grande importância econômica e social, proporcionando a geração de empregos de forma direta ou indireta. Países da América do Norte e Central estão enfrentando problemas causados pela doença de Pierce (?Pierce?s disease), provocada pela bactéria Xylella fastidiosa Wells et al., 1987, onde as cigarrinhas (Cicadellidae) atuam como vetoras. O objetivo desse estudo foi realizar a análise faunística e conhecer a flutuação populacional das espécies de cigarrinhas (Cicadellidae: Cicadellinae) potenciais vetoras de Xylella fastidiosa associadas à cultura da videira em Bento Gonçalves e Pinto Bandeira, Rio Grande do Sul, Brasil. Para o trabalho foram realizadas coletas com cartões adesivos amarelos, medindo 8,5 x 11,5 cm em quatro vinhedos comerciais de Vitis vinifera (cultivar Merlot), localizados na cidade de Bento Gonçalves (dois no Vale dos Vinhedos) e dois em Pinto Bandeira. As amostragens foram realizadas no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2012. Ao longo do período de amostragem foram coletados 5745 espécimes e identificadas as espécies de Cicadellinae comprovadamente vetoras de X. fastidiosa em outras culturas no Brasil, destacando a ocorrência em todas as áreas amostradas: Cicadellini - B. xanthophis, H. similis, P. gratiosa e S. grossa; Proconiini - A. citrina, H. ignorata e O. facialis. Nos quatro vinhedos o pico populacional das cigarrinhas ocorreu nos meses de fevereiro e novembro com um declínio na população no mês de junho.
Thesagro: Viticultura
Uva
Praga de planta
Vetor
Cigarrinha
Flutuação Populacional
Xylella Fastidiosa.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CigarrinhasvideiraPronex.pdf439,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace