Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/980766
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 21-Fev-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MONTEIRO, E. M. M.
BRASIL, E. C.
LOURENÇO JUNIOR, J. de B.
OLIVEIRA, C. do S. B. de
COSTA, E. de J. F.
Informaçães Adicionais: Edwana Mara Moreira Monteiro, DOUTORANDA UFRA; EDILSON CARVALHO BRASIL, CPATU; JOSÉ DE BRITO LOURENÇO JUNIOR, UFRA; Cristiane do Socorro Barros de Oliveira, ALUNA UFRA; Érica de Jesus Fernandes Costa, ALUNA UFRA.
Título: Avaliação da composição bromatológica da forrageira Brachiaria humidicola adubada com dois resíduos orgânicos oriundos da siderurgia e criação avícola.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 8., 2010, São Luís. Agricultura familiar: crise alimentar e mudanças climáticas globais: anais. São Luís, MA: UEMA: Embrapa, 2010.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Cama aviária
Pó-de-balão
Qualidade da forragem
Quicuio-da-amazônia
Conteúdo: O presente trabalho objetivou avaliar a composição bromatológica da gramínea Brachiaria humidicola (quicuio-da-amazônia), adubada com dois resíduos orgânicos (Pó-de-balão - PDB e Cama aviária - CA) oriundos da siderurgia e criação avícola, respectivamente e diferentes doses de fósforo, nos meses de setembro/2008 e janeiro/2009 (representando período menos e mais chuvoso, respectivamente), com intervalo de coleta a cada 35 dias. Tratamentos: (Produtos orgânicos: CA- 2 e 8 t/ha e PDB- 5 e 20 t/ha) e (Fósforo: 150 e 450 t/ha). As variáveis, fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e hemicelulose (HCEL) do caule e da folha não diferiram entre as adubações orgânicas e fosfatada. Houve diferença significativa nas concentrações de proteína. A disponibilidade de forragem na gramínea foi maior quando adubada com o resíduo orgânico PDB20, otimizando em 4.603,17 kg/ha A concentração de proteína bruta na lâmina foliar (PBf) apresentou um incremento de 8,35% quando adubou-se com CA 8 (t/ha) e no caule houve um incremento quando utilizou-se as doses PDB5 e PDB20 (t/ha). Fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e hemicelulose (HCEL) do caule e folha não foram influenciadas pelas adubações orgânica e fosfatada. A variáveis LIGc apresentou efeito da avaliação, produto orgânico utilizado e dose de fósforo, já a LIGf só não apresentou efeito quanto à dose de fósforo. A CELf teve efeito somente com relação ao produto e a CELc apresentaram efeito da avaliação e dose de fósforo. A produção de biomassa não teve efeito significativo entre as avaliações, entretanto, quanto aos produtos orgânicos, o resíduo PDB proporcionou maiores concentrações dessa variável no quicuio-daamazônia.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
p958.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace