Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/982148
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 12-Mar-2014
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: SANTAROSA, E.
KOLLER, O. C.
CASAMALI, B.
PETRYS, H. B.
Informaçães Adicionais: EMILIANO SANTAROSA, CNPF; Otto Carlos Koller, UFRGS; Bruno Casamali, University of Florida; Henrique Belmonte Petrys, Doutorando da UFRGS.
Título: Produção e qualidade físico-química de frutos de laranjeiras "valência" em diferentes intensidades e frequências de poda.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 35, n. 3, p. 790-798, set. 2013.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Management.
Conteúdo: A poda de frutificação em citricultura pode ser aplicada com o objetivo de controlar o crescimento vegetativo e promover a formação de novos ramos frutíferos. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes regimes de poda manual em pomares jovens de Laranjeiras ?Valência?, cultivadas em manejo convencional. Utilizou-se um pomar com espaçamento de 5,0 x 2,5 m, implantado em 2001 no município de Montenegro-RS, Brasil. Os tratamentos, com início em 2004, foram: A - Testemunha (sem poda); B - Poda anual de 15%; C - Poda bienal de 15%; D - Poda bienal de 30%; e E - Poda trienal de 30% do volume da copa. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, sendo quatro repetições e quatro plantas por parcela. Foram avaliados o número de frutos, massa total e massa média de frutos nas safras de 2006, 2007 e 2008. Foram avaliados aspectos relativos à qualidade dos frutos, como teor de sólidos solúveis totais (SST), acidez total titulável (ATT) e relação SST/AT. As podas de frutificação não alteraram significativamente a produção total de três safras, nem a qualidade físico-química dos frutos, em pomares de laranjeiras ?Valência? com menos de sete anos de idade, em sistema de manejo convencional.
Thesagro: Fruticultura
Poda
Produção
Manejo
Qualidade
Citrus Sinensis.
NAL Thesaurus: fruit quality.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013RBF.pdf254,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace