Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/982251
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 13-Mar-2014
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: ALVES, R. M.
SILVA, C. R. de S.
SILVA, M. S. da C.
SILVA, D. C. de S.
SEBBENN, A. M.
Informaçães Adicionais: RAFAEL MOYSES ALVES, CPATU; Carlos Rogério de Sousa Silva, CEPLAC; Maria Suellem da Conceição Silva, MESTRANDA UNESP; Darly Caroline de Souza Silva, UFRA; Alexandre Magno Sebbenn, Instituto Florestal de São Paulo.
Título: Diversidade genética em coleções amazônicas de germoplasma de cupuaçuzeiro [Theobroma grandiflorum (Willd. ex Spreng.) Schum.].
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: Revista Brasileira de Fruticultura, v. 35, n. 3, p. 818-828, set. 2013.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Microssatélite
Endogamia
Diversidade genética
Cupuaçu
Conteúdo: Este trabalho teve por finalidade avaliar a diversidade genética e o parentesco de 24 acessos de Theobroma grandiflorum, introduzidos de três unidades da Embrapa, objetivando sua utilização como genitores no programa de hibridação da espécie. Os marcadores genéticos utilizados foram lócus heterólogos de microssatélites desenvolvidos para cacaueiro. Foram encontrados 45 alelos na população estudada. O número médio efetivo de alelos por lócus (2,33) foi menor do que o número médio de alelos por lócus (3,21), indicando que muitos alelos têm baixa frequência. A heterozigosidade observada nos lócus polimórficos variou de 0,33 a 1,00 com média de 0,54 e a heterozigosidade esperada variou entre 0,48 a 0,76 com média de 0,54. O índice de fixação médio entre lócus (0,003) não foi significativamente diferente de zero. A estimativa do parentesco entre pares de indivíduos indica que alguns podem ser parentes, entre meios-irmãos e clones. Os resultados sugerem que os acessos de Theobroma grandiflorum analisados contêm um moderado nível de diversidade genética e ausência de endogamia e, portanto, grande potencial para utilização em programas de melhoramento genético.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a19v35n3.pdf390,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace