Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/982830
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUSA, D. R. de
MARTINS JUNIOR, C. T.
LOBO, R. N. B.
SHIOTSUKI, L.
FACO, O.
Additional Information: Diego Rodrigues de Sousa; Ciro Torres Martins Junior; RAIMUNDO NONATO BRAGA LOBO, CNPC; LUCIANA SHIOTSUKI, CNPC; OLIVARDO FACO, CNPC.
Title: Associação genética negativa entre prolificidade e peso ao nascer em ovinos da raça Morada Nova criados no semiárido.
Publisher: In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, 8., 2013, Sobral. Anais... [Sobral]: Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2013. 7 f.
Language: pt_BR
Keywords: Herdabilidade
Correlação genética
Prolificidade
Raça Morada Nova
Description: Resumo: Os dados utilizados neste estudo foram provenientes de ovinos da raça Morada Nova, pertencentes à rebanhos participantes do Núcleo de Melhoramento Genético Participativos de Ovinos da Raça Morada Nova e inseridos no Programa de Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos de Corte ? GENECOC. A matriz de parentesco utilizada continha 4.342 animais. Previamente, as características prolificidade (PROL) e peso ao nascimento (PN) foram analisadas utilizando o procedimento MIXED do programa SAS®, para definição dos efeitos fixos que comporiam o modelo de análise. Assim, foram incluídos no modelo os efeitos de grupo contemporâneo (animais paridos na mesma estação e ano e submetidos ao mesmo manejo), ordem de parto e efeito de ambiente permanente do animal, além da covariável peso ao parto das matrizes para característica prolificidade (PROL). Já para peso ao nascimento (PN) o modelo continha efeitos de grupo contemporâneo (animais nascidos na mesma estação e ano e submetidos ao mesmo manejo), idade da ovelha ao parto, efeito materno e efeito de ambiente permanente materno. As estimativas dos parâmetros genéticos foram obtidas pelo método da Máxima Verossimilhança Restrita não Derivativa (DFREML), utilizando o programa MTDFREML, em análises uni característica e, posteriormente, análise bicaracterística entre PROL x PN. Nas análises uni característica, as herdabilidades foram de magnitude moderada a alta. As herdabilidades da análise bicaracterística foram diferentes dos valores apresentados na análise uni característica para prolificidade (PROL) e peso ao nascimento (PN), enquanto para herdabilidade materna para peso ao nascimento (PNm) os valores não diferiram nas duas análises. As estimativas de correlação genética entre o PROL x PN, PROL x PNm e PN xPNm foram, respectivamente, -0,45, -0,26 e -0,35, indicando que a seleção para prolificidade levaria a uma diminuição no peso ao nascer dos cordeiros.
Thesagro: Ovino
Melhoramento genético animal
Peso ao nascer
NAL Thesaurus: Sheep
Birth weight
Genetic improvement
Genetic correlation
Heritability
Data Created: 2014-03-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
aacAssociacaogenetica.pdf150,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace