Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/986681
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 21-Mai-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: DEBIASI, H.
FRANCHINI, J. C.
DIAS, W. P.
MENDES, F. L.
GOULART, A. M. C.
SILVA, J. F. V.
Informaçães Adicionais: HENRIQUE DEBIASI, CNPSO; JULIO CEZAR FRANCHINI DOS SANTOS, CNPSO; WALDIR PEREIRA DIAS, CNPSO; FREDERICO LUZ MENDES, UNOPAR - bolsista PIBIC/CNPq; ALEXANDRE MOURA CINTRA GOULART, CPAC; JOÃO FLÁVIO VELOSO SILVA, CPAMT.
Título: Acidez do solo e sua relação com a população e danos do nematoide das lesões radiculares em soja no Mato Grosso.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 34., 2013, Florianópolis. Ciência do solo: para quê e para quem? Anais... Florianópolis: SBCS, 2013.
Páginas: 4 p.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: A importância econômica do nematoide das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) para a cultura da soja no Brasil tem aumentado nos últimos anos, principalmente na região Centro-Oeste. Com o objetivo de determinar a relação de alguns atributos referentes à acidez de solo com a população e os danos de P. brachyurus em soja na safra 2011/12, amostras de solo foram coletadas dentro e fora de reboleiras compostas por plantas com redução de altura devido ao ataque do nematoide, nas camadas de 0,0-0,1 e 0,1-0,2 m, em 15 lavouras distribuídas em cinco regiões do Mato Grosso. A intensidade dos sintomas não dependeu apenas da população de P. brachyurus nas raízes de soja, pois a mesma foi maior nas reboleiras em apenas cinco das 15 lavouras amostradas. Na maioria das áreas avaliadas, a saturação por bases e os teores Ca e Mg nas camadas de 0,0-0,1 m e 0,1-0,2 m foram menores dentro do que fora das reboleiras. A maior parte das áreas apresentou, na camada de 0,1-0,2 m, teores mais elevados de Al e menores valores de pH em CaCl2 nas reboleiras. A população de P. brachyurus nas raízes de soja não se correlacionou com nenhum dos atributos avaliados. Assim, o correto manejo da acidez e dos teores de Ca e Mg do solo pode aumentar a tolerância da soja aos danos ocasionados por P. brachyurus.
Thesagro: Acidez do Solo.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AcidezdosoloesuarelacaocomapopulacaoedanosdonematoidedaslesoesradicularesemsojanoMatoGrosso.pdf108,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace