Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/986946
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 23-Mai-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MARTINS, A. L. da S.
SCHULER, A. E.
MONTEIRO, J. M. G.
FIDALGO, E. C. C.
ALMEIDA, E. de P. C.
Informaçães Adicionais: ALBA LEONOR DA SILVA MARTINS, CNPS; AZENETH EUFRAUSINO SCHULER, CNPS; JOYCE MARIA GUIMARAES MONTEIRO, CNPS; ELAINE CRISTINA CARDOSO FIDALGO, CNPS; ELIANE DE PAULA CLEMENTE ALMEIDA, CNPS.
Título: Desenvolvimento rural: uma abordagem participativa em sistemas produtivos na comunidade de Faraó - Cachoeiras de Macacu - RJ.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMA DE PRODUÇÃO, 10., 2014, Foz do Iguaçu, PR. Enfoque sistêmico e agricultura familiar na construção do desenvolvimento rural sustentável. [São Cristóvão]: Sociedade Brasileira de Sistema de Produção, [2014].
Páginas: 2 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Sistema produtivo sustentável.
Conteúdo: Os processos de planejamento participativo, a partir de metodologias que permitam aos envolvidos refletirem sobre os problemas tendem a gerar propostas de desenvolvimeno sustentável. A comunidade de Faraó, Cachoeiras de Macacu ? Rio de Janeiro está situada em área de Unidade de Conservação: APA da Bacia Hidrográfica do Rio Guapi-Macacu e área limítrofe ao Parque Estadual dos Três Picos. Nela predominam produtores agrícolas de base familiar. Consistindo um desafio conciliar sistemas de produção com a crescente demanda por proteção ambiental. Propôs-se neste trabalho conhecer os sistemas de produção a partir de metodologia participativa junto aos produtores locais, contribuir para o desenvolvimento das capacidades locais e abrir espaços de oportunidade para a inserção de práticas conservacionistas nesses sistemas produtivos visando à conservação do solo e da água. Os resultados preliminares desse projeto resultaram na caracterização dos sistemas produtivos de banana. Dentre as demandas identificadas junto aos produtores a pós-colheita da banana foi eleita com potencial para melhoria, e em função disso foi realizada atividade Boas Práticas para a cultura da banana envolvendo pesquisadores, técnicos regionais e produtores locais.
Thesagro: Banana.
Ano de Publicação: 2014
ISBN: 978-85-68048-00-9
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo93.pdf414,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace