Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/987622
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 4-Jun-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, D. J.
SILVA, A. O.
BASSOI, L. H.
SOUZA, D. R. M.
SANTOS, L. M.
BARBOSA, B. D. R.
Informaçães Adicionais: DAVI JOSE SILVA, CPATSA; Doutorando da UNESP/FCA; LUIS HENRIQUE BASSOI, CPATSA; Acadêmico da UPE; L., Acadêmico da UPE; Acadêmico da UPE.
Título: Dinâmica do potássio no solo cultivado com videira de vinho fertirrigada: 1° ciclo de produção.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING, 2.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SALINIDADE, 2.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE ENGENHARIA DA IRRIGAÇÃO, 2., Fortaleza, 2014. Anais... Piracicaba: INOVAGRI: INCT-EI: INCTSA, 2014.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: A fruticultura irrigada no Vale do Submédio São Francisco é uma das principais fontes de renda e emprego na região, com destaque para a prática da vitivinicultura. Com o objetivo de determinar a disponibilidade de potássio na solução do solo, em função de cinco doses (0, 20, 40, 80 e 160 kg ha-1), um experimento foi instalado na Embrapa Semiárido, em Petrolina-PE, com videiras (Vitis vinifera L.) ?Syrah? enxertadas sobre o porta-enxerto ?Paulsen? 1103 e cultivadas no espaçamento 3 x 1 m. O sistema de irrigação utilizado foi o gotejamento, com um emissor de 2 L h-1 por planta. Foram avaliadas durante o período de 111 dias as concentrações de potássio (K mg L-1), nitrato (N-NO3, mg L-1), pH e condutividade elétrica (CE, dS m-1) na solução do solo. Para extração da solução do solo, foram instalados 30 extratores de cápsulas porosas nas profundidades do solo de 0,4 m e 0,6 m. Os dados foram submetidos à análise de variância e de regressão linear e polinomial. As médias foram comparadas entre as profundidades estudadas pelo teste F a 5% de probabilidade. As dosagens estudadas apresentaram efeito significativo para a concentração de potássio, apresentando comportamento linear com acréscimo de 0,45 e 0,33 mg L-1 (nas profundidades de 0,4 e 0,6 m, respectivamente) na solução do solo para cada aumento unitário (kg ha-1) de fertilizante potássico no solo. O aumento das dosagens de fertilizantes potássicos aumentou a concentração de K na solução do solo, porém não foram observadas perdas por lixiviação deste nutriente.
Thesagro: Uva
Solo
Adubação
Fertirrigação
Potássio
Solução do Solo
Vitis Vinifera.
NAL Thesaurus: Grapes
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Davi.pdf391,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace